Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 07:08
19/04/2021 as 13:55 | Por Redação |
TRF1 - Cojef e Cejuc divulgam pauta do II Mutirão de Audiências Virtuais de Conciliação
Serão apreciados 750 processos, todos envolvendo exclusivamente ações de natureza previdenciária
Fotografo: Reprodução
Pauta das audiências está marcada para os períodos de 26 a 30 de abril e de 3 a 7 de maio

A Coordenação dos Juizados Especiais Federais (Cojef) e o Centro Judiciário de Conciliação (Cejuc) divulgaram, nesta segunda-feira (19), a pauta das audiências do II Mutirão de Audiências Virtuais de Conciliação e de Instrução e Julgamento do Juizado Especial Federal Cível de Belém, marcado para os períodos de 26 a 30 de abril e de 3 a 7 de maio. Serão apreciados 750 processos, todos envolvendo exclusivamente ações de natureza previdenciária que tramitam na 11ª e 12ª Varas. 

Na pauta (veja aqui a íntegra), estão discriminados o dia e o horário de cada audiência, além da sala virtual do Cejuc onde será realizada. Também são mencionados o número do processo, a vara em que tramita, o nome do autor e do advogado. A Cojef informou as audiências de conciliação vão contar com a participação de dez representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quatro procuradores federais vão participar das audiências de instrução e julgamento. E um total de 205 advogados também irão atuar. 

Organizado em conjunto pela Cojef/PA, pelo Centro Judiciário de Conciliação e pela 11ª e 12ª Varas, ambas especializadas em Juizado Especial Federal (JEF), que apreciam pequenas causas, no valor de até 60 salários-mínimos, o II Mutirão também conta com a parceria da Procuradoria Federal, através de seu Núcleo Previdenciário (Nuprev). 

Salas on-line - De acordo com o Edital Cojef-PA nº 12592506, as audiências serão realizadas em salas de reunião on-line (não presencial), por meio do aplicativo Teams, que pode ser acessado diretamente na internet (sem instalação - Teams Web) ou pode ser baixado gratuitamente e instalado previamente tanto em celular smartphone quanto em outro equipamento eletrônico adequado (computador, tablet, notebook, etc.). 

As partes receberão link de acesso às salas virtuais de audiência de conciliação até 48 horas antes do início do mutirão, a ser remetido pela equipe do Cejuc, sendo que as tentativas de conciliação ocorrerão sempre nas audiências matutinas, das 9h às 13h. Quando não for possível a conciliação, as partes receberão um segundo link para acesso às salas virtuais de audiências de instrução e julgamento, que serão realizadas na 11ª ou 12ª Varas, sempre no período vespertino, das 14h às 17h. 

Se a parte não dispuser de condições tecnológicas para participar da audiência virtual, tal fato deverá ser informado ao Juízo, no prazo máximo de até cinco dias antes da data agendada para a audiência, solicitando exclusão da pauta e marcação de uma nova audiência no formato semipresencial, de acordo com a disponibilidade da vara. Nesse caso, deverá ser considerando o contexto de período emergencial, durante o qual estão sendo adotadas medidas restritivas na Justiça Federal em toda a 1ª Região, para evitar a disseminação do coronavírus Covid-19. 

No I Mutirão de Audiências Virtuais, realizado de 1º a 11 de fevereiro, foi alcançado um índice de 59,40% de acordos, equivalentes a 256 processos de um total de 431 que foram apreciados. Os acordos celebrados entre as partes e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram homologados judicialmente, representando a concessão de benefícios no valor total de R$ 3,681 milhões. 

Fonte: Justiça Federal do Pará 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil