Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 02:50
10/08/2021 as 15:46 | Por Redação |
TRF1 - Auditoria vai avaliar a acessibilidade digital de pessoas com deficiência na Seções
Será aplicado questionário a magistrados, servidores e prestadores de serviços com deficiência, em homenagem ao postulado
Fotografo: Reprodução
Os trabalhos, que deverão durar três meses, serão coordenados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região deu início, nesta terça-feira (10), a uma auditoria que vão avaliar a acessibilidade digital de pessoas com deficiência tanto no TRF1, com sede em Brasília, como nas Seções Judiciárias do Pará e de mais 12 estados, além do Distrito Federal. Os trabalhos, que deverão durar três meses, serão coordenados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

A Secretaria de Auditoria Interna (Secau) conduzirá a auditoria no âmbito do Tribunal, com o auxílio das unidades de auditoria interna das próprias seccionais. O relatório final com o resultado do trabalho deverá ser apresentado ao presidente do TRF1, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes. 

A diretora da Secau, Marília André da Silva Meneses Graça, explicou que, durante a auditoria, “serão feitos testes nos links mais acessados, selecionados na amostra, então precisaremos usar alguns softwares que foram indicados pelo CNJ para testar a acessibilidade dos textos, das imagens, dos links e fazer a avaliação do ponto de vista tanto das pessoas com deficiência auditiva quanto das com deficiência visual”. Além disso, acrescentou a diretora, será aplicado questionário a magistrados, servidores e prestadores de serviços com deficiência, em homenagem ao postulado “nada sobre nós, sem nós”. 

O Tribunal possui Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Copaci) presidida pelo secretário-geral da Presidência, juiz federal Cleberson José Rocha. O magistrado, presente à reunião, considerou que “as unidades do Tribunal, incluindo a Comissão, estão à disposição da Secau para auxiliar no que for necessário da melhor forma possível. 

Para o supervisor da Seção de Apoio à Gestão Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão (Seamb), Carlo Roberto de Jesus Domingues, a auditoria é muito bem-vinda, “porque pode nos trazer subsídios com uma visão do CNJ, que talvez tenha um conhecimento maior sobre esse tema”. 

O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Lúcio Melre da Silva, em sua avaliação sobre a questão da acessibilidade no Portal, ressaltou que o Tribunal já está trabalhando em dois processos que tratam da aquisições de soluções de TI objetivando a melhoria no acesso digital. 

Por sua vez, a chefe da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), Ivani Morais, destacou que o Tribunal está presente nas principais rede sociais interagindo com o público e disponibilizando informações relevantes de forma rápida, com linguagem acessível, direta, clara e objetiva sobre os principais julgamentos da JF1 e os serviços prestados à sociedade. De acordo com Ivani, o YouTube já conta com ferramenta de legenda, disponibilizada gratuitamente pela própria mídia digital, que ajuda na acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva. 

Com informações da Ascom do TRF1. 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil