Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 10:58
29/04/2021 as 11:20 | Por Redação |
Sustentabilidade Empresarial gera impactos positivos dentro e fora das fábricas brasileiras
Empresa referência em desenvolvimento sustentável executa ações há quase 10 anos no sudeste paraense
Fotografo: Reprodução
Esse novo modelo econômico faz parte de 76% das fábricas brasileiras

É inegável apontar a mudança na fabricação dos produtos e na relação de como a sociedade busca adquiri-los. Hoje, a sustentabilidade empresarial tem aumentado sua presença nos pequenos e grandes negócios, sendo responsável pelo reforço na redução dos impactos ambientais. Esse novo modelo econômico faz parte de 76% das fábricas brasileiras, segundo a Confederação Nacional das Indústrias. 

As iniciativas presentes na sustentabilidade empresarial pretendem regenerar o meio ambiente, proteger a flora local e aumentar o comprometimento do mercado em ações conscientes, a partir da obtenção de matéria-prima de forma sustentável, aprimoramento da qualidade dos itens fabricados, reutilização dos resíduos sólidos e investimento nas demais atividades desse segmento. 

No município de Paragominas, há cerca de 10 anos a Floraplac atua com um trabalho pautado na responsabilidade socioambiental. Pioneira na região amazônica, a empresa realiza uma série de ações sustentáveis, destacando-se a fabricação de placas de MDF a partir do eucalipto reflorestado, a reutilização dos efluentes e a utilização de usina termelétrica própria. 

A aplicação dessas práticas gera um resultado positivo dentro e fora da empresa, como afirma Argeu Duarte Junior, Diretor Comercial da Floraplac. “A indústria consome por volta de 12MWm diários. Por mês, isso representa cerca de 16 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) que não é emitida, tendo em vista o consumo de energia de fonte renovável, correspondente as quase 116 mil árvores plantadas.” 

O seguimento dessas práticas faz da sustentabilidade empresarial uma nova maneira dos negócios obterem resultados positivos, apresentarem produtos genuínos e transformarem-se em exemplos de desenvolvimento sustentável. 

A partir de sua dinâmica interna, focada na manutenção e atualização de suas principais estratégias, a Floraplac obteve um aumento de 20% em sua comercialização. O fortalecimento do seu papel social a tornaram destaque na movimentação da renda local e na venda de seus produtos para empresas do setor moveleiro nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 

SOBRE A FLORAPLAC 

Floraplac MDF está situada no município de Paragominas e há 10 anos possui um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social da cidade, agregando valores às matérias-primas originais, induzindo à modernização do setor primário e o crescimento dos serviços. Além disso, contribui com a geração de emprego e renda como a primeira indústria de MDF da região amazônica. 

Fonte: Portal Santarém e Erica Marques 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil