Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 08:08
02/09/2021 as 15:13 | Por Redação |
Solidariedade aos indígenas Warao e participação de alunos marcam segundo dia da Semana da Pátria
A programação ocorreu em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Fotografo: Reprodução
A programação especial encerra nesta sexta-feira, 3, em frente à Semed

O segundo dia de programação da Semana da Pátria em Santarém foi marcado pela presença de um pequeno grupo de alunos que, simbolicamente, representou os mais de 60 mil alunos da rede municipal de ensino. Também prestigiaram a programação de hoje, 2, a Secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, o diretor da 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE) Francisco Nascimento, além da Secretária de Educação Maria José Maia. A programação ocorreu em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Rua Anísio Chaves, bairro Aeroporto Velho. 

O momento cívico iniciou com o hasteamento das bandeiras. A professora Paula Jaqueline, grávida de oito meses, foi convidada para hastear a bandeira de Santarém. Ela simbolizou a temática deste ano proposta pela Secretaria de Educação cujo tema é ‘Escola; lugar de amor, acolhimento e valorização da vida’. Além dela, também foram convidados para o hasteamento o professor Pereira, vice-diretor da escola Ubaldo Correa (bandeira do Brasil) e o coordenador de Divisão de Educação Especial Marcicley Caldas (bandeira do Pará). 

O acompanhamento musical ficou por conta da Banduc, banda de música da Escola Ubaldo Correa, coordenada pelo professor Denis. 

Como parte da programação a secretária de Educação Maria José Maia entregou a secretária de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito kits para serem utilizados no trabalho da Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF) que abriga indígenas venezuelanos da etnia Warao. 

“Santarém recebeu esse público e temos o compromisso de fazer esse acolhimento e hoje a gente avança para a parte educacional. Temos uma turma de crianças e adolescentes que já participa da rede municipal e esses materiais são para trabalhar dentro do abrigo a intersetorialidade, a assistência social junto com a educação reforçando esse acolhimento junto aos venezuelanos do nosso município”, informou a titular da pasta de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito. 

No encerramento da programação, a Secretária de Educação Maria José Maia agradeceu a participação da escola Ubaldo Correa, das autoridades e dos demais presentes e reforçou o convite para o evento de amanhã, sexta-feira (3). 

“Ser patriota, hoje, é ser capaz de pensar no outro, antes de pensarmos em nós mesmos. Ser patriota, hoje, é refletir sobre o que estamos fazendo por nossa família, por nossa comunidade, por nosso Município e pelo nosso país”, disse Maria José Maia como mensagem de reflexão. 

Agenda desta sexta-feira, 3 

Na sexta-feira (3), encerrando a programação em frente à Semed, além do hasteamento da bandeira, haverá a participação da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy. 

Ocorrerá ainda a interpretação do Hino Nacional com Erlane Santos e acompanhamento instrumental por Elton Costa (violão) e Gean Araujo (Trombone de Vara) 

A turma do Balé Infanto-Juvenil da Escola de Artes também fará uma apresentação. E ainda terá uma coreografia com Shirley Santos em interpretação à música Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinícius de Moraes). 

De 4 a 7 de setembro, a programação seguirá nas escolas com reflexão do tema e programação a critério de cada educandário. 

Por: Ronnie Dantas 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil