Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 17:40
01/03/2020 as 10:17 | Por Da Redação |
Sobrevivente afirma que há mais de 70 desaparecidos no naufrágio do Navio Anna Karoline III
A Marinha abriu procedimentos administrativos para apurar as causas do acidente
Fotografo: Reprodução
Somente de uma família de Santarém existem 12 desaparecidos

Em entrevista a imprensa do Amapá, na tarde de sábado, dia 29 de fevereiro, um sobrevivente no naufrágio do Navio/Motor Anna Karoline III, identificado por Wallace, afirmou que na embarcação havia mais de 110 passageiros e, que existem cerca de 70 pessoas desaparecidas.

Wallace contou que seu filho de 5 anos de idade, está entre os desaparecidos. "Foi uma tragédia horrível. A embarcação estava com muita carga. Quando eu vi o navio já tinha tombado e havia muita gente gritando. Eu perdi meu filho nessa tragédia", revelou Wallace. 

Em Santarém, no Pará, familiares de passageiros desaparecidos peregrinam na Capitania dos Portos, em busca de informações. Uma outra pessoa moradora de Santarém informou à nossa reportagem, que só de sua família existem 12 desaparecidos. Os mesmos foram passar um aniversário em Almeirim e retornavam nessa embarcação.

Um relatório do Centro Integrado em Operações da Defesa Social (Ciodes), divulgado na tarde de sábado, 29, apontou que no naufrágio da embarcação Anna Karoline III, na madrugada de ontem, foram confirmadas as mortes de duas passageiras, além de dois tripulantes e uma criança desaparecidos. Ainda não há informações sobre a lista com a quantidade exata de passageiros e nem a identidade das vítimas.

RESGATE

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou que aeronaves do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) realizaram, na tarde de sábado, 29, o transporte de seis adultos e de duas crianças que estavam a bordo do navio Anna Karoline, que naufragou em Laranjal do Jari, no Amapá, na madrugada de ontem.

Do município de Gurupá, segundo a Segup, os sobreviventes foram trazidos para Santarém. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros continuam no local para auxiliar os trabalhos de buscas.

A Segup esclarece também que colocou à disposição três lanchas e uma embarcação com capacidade para transporte de pessoas, do grupamento Fluvial, além de efetivo de policiais civis e militares e duas aeronaves do Graesp.

O ACIDENTE

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Amapá, informou que recebeu, neste sábado, 29, às 7h, a informação de que uma embarcação denominada “ANNA KAROLINE III”, registrada junto à Autoridade Marítima, saiu da localidade do Porto do Grego, no município de Santana-AP, com destino à Santarém-PA, naufragando nas proximidades da Boca do rio Jari, no Município de Laranjal do Jari, na madrugada de ontem. De acordo com o comandante da embarcação, após um forte vento, passageiros caíram na água, sendo resgatados por uma balsa que passava pelo local.

Após tomar conhecimento do ocorrido, a Capitania dos Portos enviou imediatamente uma Equipe de Busca e Salvamento para o local do naufrágio a fim de realizar buscas aos desaparecidos. Foi instaurado um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.

A Marinha do Brasil ainda não revelou a quantidade de mortos, sobreviventes e desaparecidos.

INVESTIGAÇÃO

A Marinha abriu procedimentos administrativos para apurar as causas do acidente e também se o casco do navio era do Sobral Santos II.

Personagem de uma das maiores tragédias da navegação fluvial da Amazônia, o Navio Sobral Santos II, após atracar no porto de Óbidos, por volta de 03h05, do dia 19 de setembro de 1981, afundou matando mais de 340 passageiros. O navio saiu do porto da Cidade de Santarém, com 200 toneladas de cargas e 530 passageiros, com destino à Manaus (AM).

Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil