Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 09:46
20/01/2020 as 15:15 | Por Da Redação |
Simulado de incêndio promove melhorias na segurança do Hospital Regional de Santarém
Ação contou com a participação dos gestores de cada setor do hospital
Fotografo: Reprodução
Durante dois dias, unidade realizou treinamento com brigadistas

Nos dias 16 e 17 de janeiro, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, promoveu treinamento voltado aos brigadistas da unidade para avaliar e aprimorar a segurança dos pacientes e colaboradores.

Um simulado de incêndio foi realizado nas dependências do hospital, como parte do Plano de Emergência e Abandono e treinamento dos colaboradores brigadistas para os procedimentos a serem adotados nestas situações.

A ação contou com a participação dos gestores de cada setor do hospital e apoio da Brigada de Incêndio da unidade, sob a coordenação do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Para ser um brigadista, os voluntários receberam capacitação em primeiros socorros, resgate de vítimas e combate a incêndio.

Durante o simulado, houve treinamento em cada setor da unidade, com acionamento do código de emergência (sirene tocando), seguido de evacuação de colaboradores, entre outros profissionais voluntários que simularam serem pacientes. Todos foram direcionados para pontos de encontro externos ao ambiente hospitalar. Além disso, a brigada realizou ações de combate a incêndio e estabilização das vítimas fictícias.

O Regional do Baixo Amazonas é uma unidade pública, mantida pelo Governo do Pará, sendo gerenciado pela Pró-Saúde desde 2008. Pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade, foram informados previamente sobre a simulação, o que manteve a situação sob controle, no momento em que o alarme soou nos setores.

A paciente oncológica, Alessandra Soares do Livramento, que aguardava para fazer uma consulta de retorno, fez questão de participar. “É uma iniciativa muito importante. Agora, sabendo como devo proceder, posso até auxiliar outras pessoas”, afirma.

Nos dias de simulado de incêndio, todos os setores do hospital funcionaram normalmente, sem interrupções aos atendimentos prestados aos pacientes. “Nosso objetivo maior foi aprimorar os conhecimentos da nossa Brigada de Incêndio, pois uma equipe bem treinada e organizada terá um papel fundamental para resguardar a segurança de todos”, reforça Hebert Moreschi, diretor Hospitalar do Regional do Baixo Amazonas.

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos. Com informação e foto de Karla Lima/HRBA.

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil