Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 04:13
10/09/2021 as 12:18 | Por Redação |
Sespa investiga caso suspeito de urina preta no Município de Trairão (PA)
Esse é o terceiro caso. Outros foram registrados em Belém e em Santarém, onde um homem morreu
Fotografo: Reprodução
O acondicionamento do pescado é um dos muitos fatores que podem levar o pescado à contaminação

O município de Trairão, no sudoeste do estado do Pará, tem um caso de doença de Haff (urina preta) sendo investigado. Essa é a terceira notificação recebida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). Os outros casos são em Belém e em Santarém, no qual um homem morreu. 

Em nota, a Sespa informou que "...por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), foi notificada e está investigando, no momento, três casos suspeitos da síndrome de Haff, sendo eles em Belém, Santarém e Trairão. A Sespa orienta os municípios a aumentar a atenção à inspeção sanitária dos locais de venda e sobre a importância do acondicionamento correto do pescado".  

Além disso, a secretaria alerta para os sintomas: em caso de sintomas como dor muscular intensa na costa e membros inferiores, urina de cor escura associada a ingestão de pescado em até 24h é necessário buscar atendimento imediatamente na rede pública de saúde do município. 

Em relação ao consumo de pescado, ainda na nota, a Sespa afirma que a "proibição, liberação do consumo de pescado ou bloqueio é de responsabilidade de cada município". 
Doença de Haff 

Popularmente conhecida como doença da “urina preta”, a Doença de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinadas espécies de peixe. Os músculos e rins são as áreas mais afetadas. A forma de contaminação do peixe ainda não é conhecida de fato, mas alguns especialistas afirmam que o mau condicionamento esteja ligado diretamente 

(Karoline Caldeira, estagiária sob a supervisão de Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades) 

Fonte: O Liberal 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil