Fotografo: Reprodução
...
Beneficiários devem procurar os Cras ou o CAS/CAEC de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, para fazer a regularização

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) está emitindo alerta para beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) idosos ou pessoas com deficiência, sobre o encerramento do prazo para inclusão ou atualização no Cadastro Único para os  aniversariantes de setembro, outubro, novembro, dezembro e janeiro que devem ficar atentos ao prazo final para regularização. Quem ainda não se inscreveu no Cadastro Único do Governo Federal deve procurar o quanto antes fazer a inclusão, pois o registro é obrigatório. Se a inclusão não for feita até a data-limite, o auxílio será suspenso pelo Governo Federal.

Com o valor de um salário mínimo, o BPC é pago mensalmente a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência com renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo.

Os beneficiários devem procurar um dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou o CAS/CAEC de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. É necessário ter em mãos todos os documentos pessoais, o comprovante de residência e se tiver filho em idade escolar, a declaração. O responsável familiar também pode fazer a inscrição, desde que leve os documentos das pessoas que moram com o beneficiário.

O calendário para regularização e atualização foi organizado com base na data de aniversário dos beneficiários.

O cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, obrigatoriamente. Em Santarém, segundo dados da coordenadora do CAS/CAEC, Renata Câncio, quase 500 beneficiários devem procurar os equipamentos da assistência social, de acordo com seu mês de aniversário, o mais breve possível para evitar a suspensão do benefício.

Cadastro Único

O Cadastro Único do governo federal é voltado às famílias com renda per capita de até meio salário mínimo ou com renda mensal total de até três salários mínimos.

O programa reúne os principais dados dos cadastrados, como características da residência, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outros. Essas informações são utilizadas para fazer a seleção dos beneficiários de diversos programas, como o Bolsa Família e o Casa Verde e Amarela (substituto do Minha Casa Minha Vida).

Confira a tabela com os prazos

30 de outubro

Prazo limite para o cadastramento dos beneficiários do BPC que fazem aniversário em setembro evitarem a suspensão do benefício em novembro de 2020.

30 de novembro

Prazo limite para o cadastramento dos beneficiários do BPC que fazem aniversário em outubro evitarem a suspensão do benefício em dezembro de 2020.

30 de dezembro

Prazo limite para o cadastramento dos beneficiários do BPC que fazem aniversário em novembro evitarem a suspensão do benefício em janeiro de 2021.

30 de janeiro

Prazo limite para o cadastramento dos beneficiários do BPC que fazem aniversário em dezembro evitarem a suspensão do benefício em fevereiro de 2021.

Quantidade de beneficiários por CRAS da cidade que precisam fazer o procedimento.

 

CRAS

IDOSOS

DEFICIENTES

TOTAL

ALTER DO CHÃO - Tv. Antonio Febronio Costa s/n – Bairro Centro – Alter do Chão

 

05

01

06

SANTARENZINHO - Rua Nossa Senhora do Rosário s/n – esquina com São Lucas – Bairro: Santarenzinho

 

11

29

40

MARACANÃ - Av. Maracanã, 365 - Elcione Barbalho

Próximo ao Residencial – Reserva Maracanã, antes da Escola Mun. Dom Floriano.

 

10

06

16

RIBEIRINHO - Av. Tapajós, Altos do Mercadão 2000

58

125

183

NOVA REPUBLICA -

Tv. 25, s/n – Bairro da Nova República

38

41

79

SÃO JOSÉ OPERÁRIO - Rua Nações Unidas, s/n – Bairro São José Operário

06

14

20

URUMARI  - Rua: Cristóvão Colombo, s/n (antiga Escola João Batista Miléo) – Bairro Urumari

06

24

30

SANTANA - Rua Gonçalves Dias, s/n, (entre Rua Barão de Guajará e Rua Pedro Gentil – Bairro Santana

22

28

50

 

167

305

472

Fonte: Portal Santarém e Ascom/Semtras