Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 15:37
05/08/2021 as 15:30 | Por Redação |
Semsa de Mojuí dos Campos promove Campanha de Vacinação contra o sarampo para jovens
A vacinação será nesta sexta-feira (6), de 8h às 12h, no Centro de Saúde do bairro Esperança
Fotografo: Reprodução
Frasco com doses da vacina contra o sarampo

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promove um mutirão de vacinação contra o sarampo, por meio da aplicação da tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. O público alvo são os jovens com idade entre 20 e 24 anos. A vacinação será na sexta-feira (6), de 8h às 12h, no Centro de Saúde do bairro Esperança. 

A campanha foca nos jovens de 20 a 24 anos, pois este grupo ainda não recebeu a vacina contra a Covid-19. A população entre 20 e 49 anos de idade que tomou a vacina da Covid-19 (Astrazeneca ou Coronavac) e tem mais de 14 dias, também pode procurar o ponto de imunização na sexta-feira. Na próxima semana, a vacina estará disponível normalmente, a cada terça-feira. 

De acordo com a Semsa, quem tomou a vacina dose única da Janssen precisa esperar o prazo de 28 dias para ser imunizado contra o sarampo. A Semsa alerta ainda que a vacinação do sarampo é muito importante para evitar que casos da doença continuem aumentando no Pará. Em Mojuí dos Campos, não há casos registrados da doença, segundo a pasta da saúde. 

"A campanha de vacinação contra o sarampo é na faixa etária de vinte a quarenta e nove anos, porém como estamos em campanha contra a covid-19, e pretendemos posteriormente na semana que vem baixarmos a faixa etária, vamos dá início com a faixa etária de vinte a vinte a quatro anos", explica a enfermeira Kesia Aguiar, coordenadora de imunização da Semsa. 

Desde o início dos surtos em 2019, estados e municípios estão fazendo campanhas locais e o bloqueio seletivo para evitar novos surtos. "É importante que a população de Mojuí dos Campos procure os nossos postos de vacinação para estarem sendo imunizados contra o sarampo, uma vez que essa doença é uma doença alto contagiosa e para nós evitarmos que esse surto venha acontecer no nosso município", finaliza a enfermeira Kesia. 

 

AGOSTO DOURADO” - SEMSA PROMOVE RODAS DE CONVERSAS NAS UNIDADES DE SAÚDE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO 

Abrir foto

Mãe amamenta criança nos primeiros dias de vida 

O “Agosto Dourado” é o mês dedicado ao incentivo à amamentação, com ações em todo o país. E a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) lançou esta semana uma programação especial que contará com rodas de conversas nas unidades básicas de saúde na zona urbana e no interior. Profissionais de saúde e convidados vão abordar diversos temas relacionados ao aleitamento materno e sua importância. 

"É através das rodas de conversa que as equipes de saúde incentivam o aleitamento materno e informam todos os benefícios do líquido, através de orientações, alertando a necessidade da alimentação exclusiva até os seis meses de idade, prolongando até os dois anos de idade. A importância da campanha é de valorizar o aleitamento materno, visando sensibilizar as mães sobre a prática da amamentação", destaca a enfermeira Clere Medeiros, coordenadora da atenção básica da Semsa. 

O aleitamento materno reduz a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. 

Em Mojuí dos Campos, as grávidas recebem orientações sobre a importância do aleitamento materno logo nos primeiros meses da gestação, no chamado pré-natal. Elas são acompanhadas por uma equipe multiprofissional nas unidades básicas de saúde antes e depois do parto. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno até os 2 anos ou mais e exclusivo até os primeiros seis meses de vida. 

Programação 

06/08 (sexta-feira) 
Tema: Proteger a amamentação é responsabilidade de todos 
Local: Moju do Belarmino 

11/08 (quarta-feira) 
Tema: A importância do aleitamento materno 
Local: Água Fria 

13/08 (sexta-feira) 
Tema: Incentivo ao parto humanizado e amamentação exclusiva 
Local: Palhal do Una 

16/08 (segunda-feira) 
Tema: A importância do aleitamento materno 
Local: Boa Sorte 

16/08 (segunda-feira) 
Tema: A importância do aleitamento materno 
Local: Mojuí dos Campos 

16/08 (segunda-feira) 
Tema: A importância do aleitamento materno 
Local: Alto Alegre 

17/08 (terça-feira) 
Tema: Amamentação é um ato de amor 
Local: Baixa da Onça 

18/08 (quarta-feira) 
Tema: Mães que amamentam protegem 
Local: Corpus Christi 

20/08 (sexta-feira) 
Tema: A importância do aleitamento materno 
Local: Vista Alegre do Rio Mojú 

23/08 (segunda-feira) 
Tema: Amamentamento materno é um Direito a Vida 
Local: Boa Fé 

27/08 (sexta-feira) 
Tema: A importância do aleitamento materno 
Local: Cidade Alta I e II 

27/08 (sexta-feira) 
Tema: A importância da Amamentação para o desenvolvimento infantil 
Local: Piranha 

Por: Adonias Silva/Assessoria de Comunicação - ASCOM 

Fonte: Portal Santarém  

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil