Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Segunda-Feira, 27 de Setembro de 2021 - 22:31
10/09/2021 as 16:21 | Por Redação | 2059
Semma participa de reunião da Mesa Quilombola em Óbidos
Mesa Quilombola tem por objetivo dar encaminhamento das demandas das associações junto ao poder público
Fotografo: Reprodução
Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 10, no Salão Paroquial

Na manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, representantes de sete associação quilombolas de Óbidos e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estiveram reunidas no Salão Paroquial em mais um encontro da Mesa Quilombola, um espaço de diálogo participativo entre associações quilombolas e representantes do poder público e instituições de direito. 

De acordo com Douglas Sena, assessor quilombola na Diocese de Óbidos, a Mesa Quilombola tem por objetivo dar encaminhamento das demandas das associações junto ao poder público e conta com a participação do Ministério Público do Estado no apoio das demandas sociais. 

O diretor administrativo da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Óbidos (Arqmob), Marcelino Sena, nesta reunião foram debatidas pautas voltadas ao meio ambiente como regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), ações de fiscalização e enfrentamento à queimadas e desmatamento.  

Segundo a secretária de Meio Ambiente de Óbidos, Maria José Figueira, a participação da Semma na Mesa Quilombola foi uma oportunidade para atualizar informações quanto aos procedimentos, autorizações e ações desenvolvidas pela Semma no município além de estreitar parceria junto às associações quilombolas.  

Além de Óbidos as mesas quilombolas são realizadas em Oriximiná e Alenquer. Em Óbidos existem seis territórios quilombolas, 18 comunidades, aproximadamente 10 mil moradores. Ao todo são sete associações quilombolas Arquica,  AcornecabArquipaArquimimAcorneapArqcongspab e Arqmob 

Fonte: Portal Santarém e Ascom/PMO 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil