Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 11:45
29/11/2019 as 08:02 | Por Da Redação |
Seminário reúne especialistas e destaca a segurança do paciente
Evento foi promovido pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas nos dias 25 e 26 de novembro
Fotografo: Reprodução
Seminário reuniu profissionais e estudantes de Santarém, de Belém e municípios da região

O 2° Seminário de Segurança do Paciente, promovido pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas, entre os dias 25 e 26 de novembro, destacou as melhores práticas no atendimento aos pacientes dos serviços de saúde no Estado do Pará.

O Regional está localizado em Santarém e o evento, realizado no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA), reuniu cerca de 300 profissionais e estudantes da região e dos municípios de Belém, Óbidos, Juruti, Alenquer e Porto Trombetas. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade no Estado, sendo certificado pela Organização Nacional de Acreditação com o nível máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil. A unidade é reconhecida por uma assistência segura e integra o projeto Paciente Seguro, do Ministério da Saúde.

A SEGURANÇA DO PACIENTE EM DEBATE

Durante o seminário, o diretor Hospitalar do Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi, apresentou ao público uma palestra sobre Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. “A segurança assistencial está sendo bastante debatida, pois é um problema de ordem mundial. Em Santarém, o hospital atua em prol da segurança sempre colocando o paciente no centro da assistência, trabalhando nossos profissionais para que o paciente seja sempre atendido com qualidade e segurança”, afirma o diretor.

O diretor ressaltou que desde a implantação da gestão de riscos em segurança do paciente, em 2011, foram realizadas ações de melhorias e de mitigação de riscos que permitiram alcançar 90% de taxa de conformidade, avaliadas pela ONA.

“Orientação correta aos pacientes, adesão aos protocolos pelos profissionais e efetividade nos procedimentos realizados diariamente. Esses são alguns dos exemplos dos riscos que gerenciamos e mapeamos em todas as áreas do hospital. A identificação ajuda a definirmos ações para minimizá-los, possibilitando um atendimento seguro”, destaca.

O evento contou com a participação de profissionais da área, como a especialista em Qualidade e Serviços da Pró-Saúde, Veruska Ramalheiro, que atuou por 9 anos no setor de Qualidade do Regional. “O Brasil possui uma resolução importante que preconiza as boas práticas em segurança do paciente e melhorias da qualidade dos serviços de saúde. Na prática, são ações simples, como a identificação correta do paciente antes de qualquer procedimento e dupla checagem de informações do paciente. São cuidados que possuem início na recepção do usuário e devem ser feitos com atenção e responsabilidade até a alta hospitalar”, explica.

A secretária de saúde do município de Óbidos, Nathalia Silva, participou do seminário e avaliou como essencial a troca de experiências e exemplos que podem ser aplicadas e ajudar outras regiões nesse cuidado assistencial. “Observamos que a questão financeira não deve ser um entrave e devemos focar na aprendizagem organizacional, no planejamento e, principalmente, contar com a experiência dos profissionais em ações de atendimento. A partir deste evento, a gente se sente na obrigação de promover as mudanças garantindo a melhoria nos serviços à população”, comenta.

Para Rogério Pontes, diretor Corporativo Administrativo e Financeiro da Pró-Saúde, o seminário reforça as práticas propagadas em todas as unidades gerenciadas pela entidade. “O Hospital Regional de Santarém foi um dos primeiros do Brasil a ter um procedimento de gestão de riscos. Esse modelo implantado em Santarém foi discutido em todo o Brasil pela Pró-Saúde. É uma imensa satisfação compartilhar com outros profissionais e gestores em saúde temas que podem melhorar a assistência ao paciente”, concluiu.

 

HOSPITAL REGIONAL DE SANTARÉM LANÇA CAMPANHA PARA ARRECADAR ALIMENTOS

A doação deve ser feita na unidade e irá ajudar famílias de crianças internadas no hospital

Na quinta-feira, 28, em solidariedade aos familiares de crianças internadas no Hospital Regional do Baixo Amazonas, a unidade lançou a campanha para arrecadar alimentos, além de colaborar com doações ao projeto Vertical, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que atende crianças portadoras, do vírus HIV.

Com o tema “O sonho acontece com a sua doação”, a entrega dos alimentos pode ser realizada no próprio hospital, um dos pontos de coleta, localizado em Santarém. A campanha visa arrecadar 2 toneladas de alimentos e estima beneficiar pelo menos 100 famílias.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é uma unidade do Governo do Pará, gerenciada desde 2008 pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. Com 35 especialidades médicas, o hospital atende a uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do Oeste do Pará, sendo referência no Norte do Brasil no tratamento de câncer.

“Muitas crianças internadas no Hospital Regional do Baixo Amazonas fazem tratamento no ambulatório. Algumas são de famílias muito carentes que moram não apenas na cidade, mas em comunidades ribeirinhas. Os alimentos arrecadados serão distribuídos entre as famílias mais carentes. Pedimos a colaboração de toda a sociedade santarena nesta causa”, ressalta o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

PONTOS DE COLETA

As arrecadações estão ocorrendo em sete pontos de coleta, sendo dois dentro do hospital motivando os próprios colaboradores: recepção principal e espaço acadêmico da unidade. E cinco pontos de coleta externos: em sete unidades dos Supermercados CR. As doações podem ser feitas até o dia 18 de dezembro. Abaixo os endereços dos pontos de entrega dos alimentos:

- Avenida Mendonça Furtado, com a Travessa Antônio Justa;

- Avenida Turiano Meira;

- Avenida Frei Vicente;

- CR da Nova República;

- CR do Rio Tapajós Shopping.

No Hospital Regional de Santarém os setores que alcançarem o número de doações, igual ou maior a quantidade de colaboradores da área, ganharão o certificado Setor Solidário 2019. Com informações e foto de Karla Lima/HRBA.

Fonte: Portal Santarém

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil