Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 04:03
27/07/2021 as 08:33 | Por Redação |
Semga realiza 2ª Oficina Participativa para elaboração do Plano Plurianual de Mojuí dos Campos
A oficina foi realizada na manhã de sábado (24) na comunidade Igarapé do Piranha
Fotografo: Reprodução
Leitura comunitária e apresentação das demandas prioritárias da população na oficina do PPA

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa (Semga), realizou na manhã de sábado (24) na comunidade do Assentamento Igarapé do Piranha, a segunda das três oficinas participativas para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025. 

A penúltima oficina foi realizada no barracão comunitário da igreja católica e teve como propósito de definir metas, diretrizes e objetivos da administração pública para os próximos quatro anos. O evento reuniu autoridades do governo, secretários municipais, servidores e assessores técnicos, além de lideranças comunitárias e a população em geral. 

Após a composição da mesa e fala das autoridades, houve a divisão dos eixos temáticos e a discussão por grupos, encerrando com a leitura comunitária e apresentação das demandas prioritárias da população. 

A participação da população é muito importante para a elaboração do PPA. É através desse processo que a população pode contribuir ativamente com dicas e sugestões que promovam o desenvolvimento de políticas públicas no município de Mojui dos Campos, em diversas áreas. 

Após a sua elaboração, que conta com a participação da sociedade através das audiências públicas, o Projeto de Lei do PPA é encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores para ser apreciada, discutida e aprovada. 

A primeira oficina para elaboração do Plano Plurianual foi realizada no dia 10 de julho, na comunidade Vista Alegre do Rio Mojú. A última será realizada no sábado (31), no plenário Nicias Lopes Ribeiro da Câmara Municipal de Vereadores de Mojuí dos Campos, a partir das 8h. 

O que é o PPA 
O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal Brasileira que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública organizado em programas, estruturado em ações, que resultem em bens e serviços para a população. 

O PPA tem duração de quatro anos, começando no início do segundo ano do mandato do chefe do poder executivo e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento. Nele constam os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, públicos-alvo, entre outros. 

O PPA tem como princípios básicos: 
- Identificação clara dos objetivos e prioridades do governo 
- Identificação dos órgãos gestores dos programas e órgãos responsáveis pelas ações governamentais 
- Organização dos propósitos da administração pública em programas 
- Integração com o orçamento 
- Transparência 

Última oficina do PPA 
31/07 - sábado 
Local: Câmara Municipal de Vereadores 
Hora: 8h 

Por: Elivaldo Silva/Assessoria de Comunicação - ASCOM 

Fonte: Portal Santarém  

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil