Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 08:14
22/10/2021 as 13:46 | Por Redação |
Semed lança livro do Folclore Brasileiro com participação de alunos da rede municipal de Mojuí
O objetivo é oportunizar o conhecimento e despertar nas crianças, jovens e adultos o gosto pela leitura
Fotografo: Reprodução
Capa do livro ilustrado "Folclore Brasileiro", lançado no formato digital

Contos, lendas e narrativas da cultura popular estão reunidos no livro ilustrado "Folclore Brasileiro", lançado no formato digital pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A obra foi elaborada por técnicos da Semed e conta com a participação de 95 estudantes ilustradores da rede municipal de ensino, com orientação de professores. 

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO E BAIXE O LIVRO 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O LIVRO ILUSTRADO FOLCLORE BRASILEIRO

 

Um dos objetivos do livro ilustrado é oportunizar aos alunos o conhecimento, aprendizagem e a valorização da cultura brasileira com suas lendas amazônicas. Além de despertar o gosto pela leitura, o projeto faz com que os alunos se reconheçam também como ilustradores. O livro também faz uma homenagem ao folclore brasileiro que é comemorado dia 22 de agosto. 

 

A coordenadora de ensino da Semed Alcione Andrade destaca que os livros continuam sendo uma ferramenta essencial para o processo de aprendizagem, conhecimento da cultura brasileira e a formação de bons alunos. 

 

"O nosso objetivo principal é oportunizar aos alunos que conheçam e também valorizem a cultura local, o folclore brasileiro e da região de Mojuí dos Campos. O nosso projeto foi desenvolvido em todas as escolas do município e abrangeu alunos da educação infantil, e ensino fundamental um e dois. Nós queremos estimular nos educandos o interesse pela cultura brasileira", frisou Alcione. 

 

O livro ilustrado "Folclore Brasileiro" possui 65 páginas no total. A metodologia aplicada foi o conhecimento das lendas amazônicas como guaraná, mandioca, vitória-régia, iara, boto, saci-pererê, curupira, mula sem cabeça, lobisomen, boitatá, cuca, negrinho do pastoreio, caipora e uirapuru. 

 

Os 95 estudantes ilustradores realizaram um processo dinâmico de forma remota e presencial contando com orientações dos professores que estimularam a participação dos alunos da educação infantil e de 1º ao 9° ano do ensino fundamental, desenvolvendo ilustrações, idealizando os personagens e as situações. 

 

Por: Elivaldo Silva/Ascom-PMC 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil