Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 10:11
22/03/2021 as 17:02 | Por Redação |
Segurança do trabalho na indústria: entenda sua influência na produtividade do colaborador
Neste artigo, veremos como a segurança e a produtividade caminham lado a lado nas empresas
Fotografo: Reprodução
Veja como a segurança do trabalho está relacionada com a produtividade na indústria!

Ao pensarmos em segurança do trabalho é natural que nossa primeira ideia seja sobre a proteção contra riscos ocupacionais, não é mesmo? 

Mas a realidade é que este tema vai muito além disso, pois ele pode ser associado a diferentes fatores responsáveis pela produtividade do colaborador em seu ambiente de trabalho.  

Neste artigo, veremos como a segurança e a produtividade caminham lado a lado nas empresas e como elas podem trazer resultados lucrativos para a indústria. Leia até o final e confira! 

Mas, o que é segurança do trabalho? 

A segurança do trabalho pode ser entendida como um conjunto de medidas protetivas, tanto individuais como coletivas, que têm por objetivo garantir o bem-estar do profissional em seu ambiente de trabalho.  

Assim é possível minimizar a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais e proteger a integridade física e emocional do colaborador. 

No entanto, vale ressaltar que um local de trabalho nunca estará completamente livre de riscos, mas ainda sim é importante priorizar ações que promovam maior segurança aos trabalhadores. 

A criação de um ambiente de trabalho seguro pode incluir ações como: 

 

  • armazenar produtos químicos adequadamente e manter uma folha FISPQ acessível; 

  • garantir que os derramamentos sejam limpos imediatamente; 

  • não permitir que as caixas sejam empilhadas muito altas; 

  • fornecer roupas de proteção para funcionários; 

  • realizar treinamentos de segurança específicos aos trabalhos. 

O que é produtividade? 

A produtividade é a soma dos resultados da produção, tanto individual quanto coletiva, dos trabalhadores em um período de tempo específico. Ela dependerá especialmente do empenho de cada um e o quão seus esforços estão dedicados aquela atividade.  

Mas o que muitos não sabem é que ela também está diretamente relacionada à segurança do ambiente de trabalho. Ou seja, um local de trabalho com resultados lucrativos é fruto de um ambiente saudável onde todos os profissionais se sentem seguros e protegidos por seus empregadores.   

Ninguém consegue se sentir produtivo em um ambiente repleto de riscos, não é mesmo? 

Pensando nisso, separamos alguns pontos imprescindíveis para ajudar você a entender mais sobre a relação entre a segurança do trabalho e a produtividade do colaborador. Confira:  

Redução do tempo de inatividade 

Os trabalhadores são essenciais para manter a produtividade dos serviços da indústria. Uma empresa que oferece um ambiente de trabalho seguro, além de permitir fácil acesso aos serviços de saúde para seus trabalhadores, minimiza as chances de acidentes entre os trabalhadores. 

Isso significa que os funcionários irão comparecer no trabalho com maior frequência e isso traduz em redução das horas de trabalho perdidas. 

Envolvimento assíduo dos funcionários 

Um colaborador que não se sente seguro em seu ambiente de trabalho dificilmente irá comparecer todos os dias para cumprir suas atividades. Isso porque o medo de que algo possa lhe acontecer poderá gerar um sentimento de insegurança. 

Do contrário, um trabalhador que se sente protegido em sua empresa estará disposto a ir além para atender às necessidades de seu cargo.  

Organização e eficiência 

Um sistema organizacional que prioriza a segurança de seus funcionários constrói uma cultura muito mais sólida e, com isso, acaba por gerar em cada um de seus colaboradores um sentimento de comprometimento com a empresa.  

Além disso, é recomendada a adoção de programas de segurança que visem orientar os profissionais sobre sua conduta e criar estratégias que inspirem responsabilidade. 

Cultura de cuidado 

A segurança se concentra na integridade de um indivíduo, o que resulta em motivação, maior confiança e comprometimento dos funcionários. 

Além disso, a segurança cria um ambiente onde os indivíduos se sentem respeitados e cuidados. É ela quem preserva a dignidade humana, o que facilita a melhoria da rotina de trabalho. 

Como a falta de segurança prejudica a produtividade? 

A conexão entre segurança e produtividade mostra que um ambiente de trabalho seguro é imprescindível para todos, mas que por outro lado sua ausência pode prejudicar o rendimento direto de toda equipe.  

Por isso, se ainda lhe restou alguma dúvida, listamos algumas das razões para manter os funcionários saudáveis e seguros:  

 

  • É a coisa certa a se fazer; 

  • Melhora a margem de lucro; 

  • Menor gasto com assistência médica e benefícios por invalidez. 

Investir no bem-estar do funcionário faz parte da responsabilidade social da empresa. Se houver dúvidas, envolva-os esclarecendo que saúde e segurança aumentam a produtividade. 

Segurança gera produtividade 

Segurança não garante ausência de acidentes, mas pode garantir a saúde dos funcionários.  

As perdas não afetam apenas o tempo de recuperação e os danos de um trabalhador, mas também podem resultar em uma perda pessoal para os funcionários e seus amigos e familiares. 

Além disso, tanto os empregadores quanto os colaboradores, sem saber, prejudicam a segurança da fábrica e do escritório quando não seguem as normas estabelecidas. 

Uma coisa simples como um carregador de telefone falso pode representar riscos de incêndio. No entanto, as pessoas usam inocentemente esses carregadores não regulamentados que falharam nos testes de segurança. 

Outra situação comum é a manutenção inadequada de equipamentos industriais. Se você não possui uma equipe especializada para essas atividades, é muito mais simples e seguro terceirizar essa tarefa.  

No caso dos materiais elétricos, você pode contar com serviços de aluguel de gerador, por exemplo, que inclui profissionais treinados para realizar a manutenção. 

O ponto mais importante é reconhecer que a discussão sobre segurança e produtividade no local de trabalho sempre precisa acontecer. Quanto mais envolvida estiverem as pessoas, mais seguro e produtivo será o ambiente. 

Portal Santarém e Ana Paula Sousa 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil