Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 04:15
19/05/2021 as 15:31 | Por Redação |
Secretário de Turismo e presidente da CPH reúnem em Belém sobre Terminal Hidroviário de Santarém
Equipamento terá 3,6 mil metros quadrados de área construída, 16 guichês, guarda-volumes, sistema de climatização, banheiros, lanchonetes e restaurante
Fotografo: Reprodução
Às margens dos Rios Tapajós e Rio Amazonas, Santarém ganhará moderno Terminal Hidroviário

No ano em que Santarém, nOeste paraense, completa 360 anos de fundação, os moradores da cidade devem ganhar um presente muito esperado. As obras do Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros estão avançadas e devem contribuir para fomentar o turismo na região. Na manhã desta quarta-feira (19), o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly, recebeu o secretário municipal de turismo de Santarém, Alaércio Cardoso, e repassou detalhes do porto, considerado o mais moderno do Brasil. 

"Além de integrar o Baixo Amazonas e Calha Norte, o Terminal Hidroviário de Santarém vai ajudar a potencializar o turismo na região, que tem vocação pra receber grandes cruzeiros, e trazendo a geração de emprego e renda local por meio dessa atividade", disse Abraão Benassuly. 

Para o secretário municipal de Turismo, Santarém vai ganhar um equipamento moderno para o desenvolvimento da região. "É um belo presente para o município de Santarém que tem um momento importante agora com o governador Helder (Barbalho), que tem realmente olhado para Santarém. Tem um compromisso importantíssimo com a região. Estou muito feliz e entusiasmado com o que estamos vendo, com a obra do Terminal em excelente estado, está muito avançada e a expectativa é de que a gente tenha esse terminal funcionando o mais rápido possível porque a demanda é gigantesca", avaliou Alaércio Cardoso. 

"Vai somar muito para o turismo de Santarém tendo em vista que temos realmente uma carência de um terminal deste porte na região para atender os nossos ribeirinhos das cidades vizinhas, o nosso turista para Santarém e também as pessoas que vêm fazer as suas atividades no nosso município", completou ele. 

Estrutura - O terminal terá 3,6 mil metros quadrados de área construída, 16 guichês para venda de bilhetes, guarda-volumes, sistema de climatização, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, farmácia, três lanchonetes e restaurante. A sala de embarque vai contar com 1.205 cadeiras e rede wifi gratuito para os usuários. 

Haverá, ainda, espaços para instalação de lojas e quiosques, e salas para órgãos de segurança e justiça, como Polícia Militar, Conselho Tutelar e Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon). Já o terminal de cargas terá um galpão com mais de 6 mil metros quadrados. A construção do terminal também representa a criação de postos de trabalhos, com a geração de 700 empregos diretos e 150 indiretos na região. 

Para auxiliar no embarque e desembarque de passageiros, o espaço terá rampa metálica biarticulada, passarela coberta em concreto, e flutuante com oito fingers, para atraque das embarcações. Na área externa, o terminal vai dispor de estacionamento com 5,8 mil metros quadrados e vagas para carros, motocicletas e bicicletas, além de pontos para táxis e ônibus. 

O Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Santarém será entregue em breve pelo Governo do Pará, por meio da CPH. 

Com  informações da Agência Pará 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil