Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 16:47
01/08/2021 as 08:13 | Por Redação |
Secretaria de Educação reúne com gestores de escolas e alinha protocolos para o retorno às aulas
Objetivo foi apresentar e alinhar as estratégias do Plano de retomada das aulas presenciais da rede pública municipal de ensino
Fotografo: Reprodução
Os encontros ocorreram na Escola de Artes Emir Bemerguy

Com o retorno das atividades escolares programado para a próxima segunda-feira, 2 de agosto, exatamente um ano e quatro meses após a suspensão das atividades escolares presenciais na rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação (Semed)/Prefeitura de Santarém realizou nessa última semana (dias 28, 29 e 30 de julho) uma série de reuniões com todos os gestores e coordenadores das Unidades Escolares das regiões de Rios, Planalto e Cidade. O objetivo foi apresentar e alinhar as estratégias do Plano de retomada das aulas presenciais da rede pública municipal de ensino 

Os encontros ocorreram na Escola de Artes Emir Bemerguy, onde foram apresentadas aos diretores/gestores as principais ações do Plano de Retomada às Aulas Presenciais, de forma gradual, segura e escalonado de alunos, tendo as medidas sanitárias e de biossegurança de controle do novo coronavírus como ponto de partida. Também serviu para sanar eventuais dúvidas sobre a retomada das aulas presenciais. 

O Comitê Intersetorial adotou três dimensões propositivas para análise, discussão e reflexão coletiva, sendo elas: Dimensão Normativa, Dimensão Técnico Organizacional e Dimensão Pedagógica. Essas dimensões deverão nortear a organização do cotidiano escolar e a (re)construção dos distintos planos pedagógicos das UEs. 

A primeira semana de agosto (2 a 6) será dedicada a pactuação com os pais e organização da escola. Os alunos (aqueles que os pais optarem) só retornarão de forma presencial a partir do dia 9 de agosto. 

A Secretária de Educação Maria José Maia destacou a grande responsabilidade que a Semed tem diante do quadro epidemiológico e que a secretaria terá um olhar pontual para o monitoramento e retorno com segurança. 

“Nós temos uma rede muito ampla e cada região, cada escola tem sua especificidade, então nós estamos conversando com nossos gestores pra que essas informações sejam pra toda rede, em cascata, pra que tenhamos uma ação uniforme, obedecendo todas as normas de segurança”, informou a secretária. 

A Secretária informou ainda que os motoristas de ônibus, pilotos de lanchas escolares e monitores do transporte escolar, também já receberam as orientações necessárias para o retorno.   

As proposições do Comitê Intersetorial quanto a reabertura das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino, no segundo semestre do ano letivo 2021 seja gradual, facultativa e flexível, são: 

·Todos os servidores deverão retornar as atividades diárias, observando as orientações e respeitando os protocolos sanitários estabelecidos pelos órgãos de saúde[1]. 

·A retomada gradual das atividades presenciais das Unidades Educacionais Municipais (UEs) ocorrerá a partir do dia 02 de agosto de 2021para a Educação Infantil (Pré I e Pré II), ensino fundamental regular e de EJA nas diversas regiões (Urbana, Rios e Planalto). 

·A primeira semana (02 a 06/08/2021) será destinada a organização da UE, pactuação e devidos esclarecimentos aos pais, responsáveis e equipe da UE. 

·As UEs deverão retomar as atividades de seus comitês para tratar da implantação e monitoramento do plano de retorno, estabelecendo protocolos referentes aos cuidados sanitários para enfretamento da COVID-19, seguindo as orientações deste plano e seus anexos, respeitando as especificidades de sua realidade. 

PREFEITO SE MANIFESTA 

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, assim se manifestou sobre o retorno das aulas presenciais: “Falta pouco para retomamos às aulas presenciais em nosso município. Segunda-feira, dia 2 de agosto, as escolas municipais retornam obedecendo a todos os critérios e normas estabelecidas pelo decreto municipal. Estamos com saudades de todos os nossos alunos e com cautela, prudência e seguindo todas as recomendações de proteção, Santarém poderá seguir avançando. Não deixe de se cuidar e proteger quem você ama. Com a colaboração de toda a população estamos vencendo o coronavírus!”, disse o Prefeito. 

Por: Ronnie Dantas 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil