Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 12:36
27/10/2019 as 09:48 | Por Da Redação |
Santarenos se preparam para reverenciar entes queridos no Dia de Finados
Palco será montado na Mendonça Furtado, entre os cemitérios Nossa Senhora dos Mártires e São João Batista
Fotografo: G1
Cemitérios receberam ação de limpeza da Prefeitura de Santarém

Milhares de pessoas se preparam para visitar seus entes queridos nos principais cemitérios de Santarém, oeste do Pará, no Dia de Finados, que será no sábado (02)/11. O dia 2 de novembro é feriado em todo o Brasil. A data é reservada para homenagens e reflexões, um ritual de algumas religiões do País, onde os fiéis se deslocam aos cemitérios e igrejas para memorar aqueles que já se foram. Mais de 100 mil pessoas deverão prestar homenagens aos entes que já partiram, nos cemitérios da cidade.

Os cemitérios Nossa Senhora dos Mártires e São João Batista, no Centro de Santarém, são os mais visitados, onde uma vasta programação é realizada pela Pastoral Urbana de Santarém. Também haverá programação no cemitério São Sebastião, do bairro Mararu; e no cemitério do bairro Cambuquira, que fica na BR-163.

Para que isso seja possível, os cemitérios recebem uma ação de limpeza da Prefeitura de Santarém. Placas indicativas foram colocadas para facilitar a localização das sepulturas. O lixo acumulado no local está sendo retirado e lixeiras estão sendo colocadas em vários pontos. Tudo isso está sendo feito para dar uma melhor qualidade para as pessoas que lá prestarão homenagens aos seus familiares.

PASTORAL URBANA DE SANTARÉM DEFINE PROGRAMAÇÃO DO DIA DE FINADOS

A Pastoral Urbana de Santarém já definiu a programação religiosa do Dia de Finados, 2 de novembro, nos quatros cemitérios da cidade. Haverá missas, presença dos missionários que vão acolher as pessoas que estarão visitando os túmulos dos seus entes queridos, mensagens reflexivas e orações.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO:

Cemitérios Nossa Senhora dos Mártires e São João Batista no Centro

Na Avenida Mendonça Furtado, entre os dois cemitérios, terá um palco com sistema de som onde serão celebradas duas missas: 7h30 e 18h30. No mesmo local, a partir das 9h, as paróquias e áreas pastorais das regiões pastorais 1, 3, e 5 irão conduzir os momentos de mensagens reflexivas, orações e músicas até o meio-dia, e retornam às 15h. A partir das 17h30 esse momento será de responsabilidade da Pastoral da Comunicação Diocesana até a Celebração Eucarística.  Enquanto isso, os voluntários estarão em missão nos cemitérios.

Cemitério São Sebastião – Mararu

No cemitério haverá duas missas: 7h30 e 18h. Ao longo do dia as comunidades da Área Pastoral São Lucas e da Paróquia Cristo Libertador, ambas da Região 2 de Pastoral, serão responsáveis pelas reflexões, momentos de mensagens, orações e visita dos missionários.

Cemitério do Cambuquira

A programação do cemitério do bairro Cambuquira é de responsabilidade da Região 4 de Pastoral. Haverá visita dos missionários durante todo o dia e não terá missa, somente nos horários habituais das paróquias e áreas pastorais que fazem parte desta região pastoral. Com informações de Aritana Aguiar/Ascom da Diocese de Santarém.

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil