Fotografo: Reprodução
...
Vários produtos serão expostos em 28 barracas de diversas comunidades e cooperativas

A Primeira Feira do Produtor Rural do Projeto de Assentamento Eixo Forte será realizada no estacionamento do Rio Tapajós shopping, em Santarém, nesta sexta-feira (1/11), das 17 às 22 horas, e deve receber 10 mil pessoas, segundo a organização do evento.

A Feira é uma iniciativa da Federação dos Agricultores e Moradores da Região Eixo Forte (SAMCCES) e ocorre em parceria com diversas entidades, como a Superintendência Regional do Incra no Oeste do Pará, o próprio Shopping Rio Tapajós e a Prefeitura Municipal de Santarém – por meio da Secretarias de Agricultura e Pesca (Semap) e o Núcleo de Incentivo à Produção Familiar (Niprof).

Ao todo serão 28 barracas com exposição de várias comunidades e cooperativas de Santarém, entre os itens comercializados estão produtos frescos e manufaturados diretamente por agricultores familiares, como: farinha de mandioca, chips de macaxeira, frutas, tubérculos, tucupi, sorvetes, doces, mudas de plantas medicinais e artesanato.

Para o produtor rural Mário Valenato, a feira é uma maneira de atender a população diretamente, sem intermediários. “A Feira do Produtor Rural é a oportunidade da população conhecer nossos produtos e o local é um ponto estratégico para atender as áreas nas proximidades do shopping, onde não tem feiras”, disse.

O superintendente do Incra no Oeste do Pará, Gustavo Hamoy, destacou a importância do evento. “A Feira é o momento de valorização do trabalho dos produtores rurais, além de fomentar a agricultura familiar e abastecer os consumidores com produtos de qualidade”, assegurou.

 

ASSENTAMENTO DO OESTE DO PARÁ EXPÕE PRODUÇÃO NO XXI FESTIVAL DO AÇAÍ

O Incra no Oeste do Pará é um dos parceiros do XXI Festival do Açaí, da comunidade de Santa Luzia, localizada no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, no município de Santarém. O evento será realizado nos dias 2 e 3 de novembro.

A parceria com o Incra foi efetivada por meio da organização contratada pela autarquia para assistência técnica ao assentamento, a Consulte. O festival ocorre por uma iniciativa da Associação de Moradores da Comunidade Santa Luzia do Eixo Forte (AMSLEF), que firmou parcerias também com as Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Cultura (Semc) e Turismo (Semtur), além da iniciativa privada.

O XXI Festival do Açaí contará com a presença de 30 famílias comercializando o fruto natural e derivados, como: vinhos, pudins, licores, doces, bolos e salgados. O objetivo é comemorar a produção anual do açaí, que é destaque em Santarém e região. Também poderão ser encontradas no evento outras gastronomias, a exemplo de galinha caipira e pato no tucupi. A programação contará ainda com shows culturais.

O superintendente do Incra no Oeste do Pará, Gustavo Hamoy, ressalta a importância do festival. “É um momento de valorização da cultura da comunidade local, que é referência na produção de açaí, além de chamar atenção pelas plantações de palmeiras às margens dos igarapés”, disse.

Para o Técnico da Consulte, Roberto sardinha, o festival é de suma importância, pois o açaí é uma das maiores fontes de renda dos assentados. “É o momento onde as famílias têm a oportunidade de comercializar seus produtos no próprio assentamento, recurso esse, que volta em forma de melhorias para as famílias, além de fornecer um produto de qualidade”, destacou Roberto.

Atualmente a comunidade Santa Luzia possui uma microindústria de açaí, que beneficia o produto sem o contato manual dos comunitários e, assim, garante higiene e qualidade ao material.

AÇAÍ

O açaí é uma iguaria culinária da região amazônica, produzida e consumida em alguns países, sendo que os estados do Amazonas, do Pará e do Maranhão respondem por, aproximadamente, 85% da produção mundial. Por séculos foi um alimento regional e rural, consumido por comunidades tradicionais e ribeirinhos amazônicos. Mas na década de 90 do século XX ganhou projeção no restante do Brasil e de lá passou a ser exportado para dezenas de países

Trata-se de um alimento comprovadamente saudável. Possui densidade calórica importante e é rico em polifenóis, que agem diretamente na saúde dos vasos sanguíneos e ajudam a eliminar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e dano à pele. Além disso, o açaí é boa fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega-9 e beta-sitosterol, o que contribui para baixar o colesterol ruim.

A comunidade Santa Luzia fica localizada às margens da rodovia Everaldo Martins (PA-467), no quilômetro 13, na região do Eixo Forte, em Santarém, oeste do Pará.

PROGRAMAÇÃO:

02/11 (sábado)

19h30 – Abertura oficial com pronunciamento das autoridades presentes e leitura do histórico da comunidade;

20h – apresentação da Banda do 8º BEC;

21h – apresentação de zumba, carimbó do Cucurunã e desfile da Rainha 2019;

21h30 – seresta com música ao vivo.

03/11 (domingo)

9h – Música ambiente e venda de diversas iguarias regionais;

12h – música ao vivo e venda de almoço (galinha caipira);

12h30 – música ao vivo;

16h – bingão do Festival do Açaí;

17h – Festa do Açaí com atrações regionais;

20h – encerramento.

Com informações e foto da Ascom/Incra.

Fonte: Portal Santarém