Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 13:16
02/07/2020 as 08:10 | Por Redação |
Santarém conquista o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”
Premiação foi dada pela Fundação Abrinq, aos prefeitos que alcançaram metas estipuladas
Fotografo: Reprodução
Prefeito Nélio Aguiar destaca gestão próxima às crianças: futuro

Começamos o mês de julho com uma excelente notícia para Santarém. Pela primeira vez um gestor do município conquista o reconhecimento de ‘Prefeito Amigo da Criança’. O anúncio do reconhecimento ao gestor Nélio Aguiar foi divulgado nesta quarta-feira (1). A premiação reconhece os gestores de municípios brasileiros que se dedicaram e cumpriram todas as etapas propostas ao longo dos quatro anos de gestão, alcançando as metas estipuladas pela Fundação Abrinq. Assim, os prefeitos e prefeitas que desenvolveram políticas voltadas às crianças e aos adolescentes e contribuíram para a melhoria de indicadores importantes para este público recebem o reconhecimento pleno de Prefeito Amigo da Criança.

Dentro da gestão municipal, o acompanhamento das ações de governo e alcance de metas ficaram sob a coordenação da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), que geriu o Programa Prefeito Amigo da Criança de Santarém coordenado pela técnica Roselane Andrade. Dos 848 municípios avaliados, 125 tiveram o reconhecimento. No Pará, dos 144 municípios, apenas quatro obtiveram o reconhecimento. E Santarém foi um deles.

“Recebemos essa notícia com muita alegria. O prefeito tem sempre nos orientado quanto à importância de desenvolvermos atividades voltadas para nossas crianças e adolescentes, pois reconhecemos que elas são o futuro e merecem ter da gestão todos os cuidados e acompanhamentos necessários”, pontuou Celsa Brito, titular da Semtras.

As ações que levaram Santarém a obter o reconhecimento foram e são desenvolvidas em todas as secretarias municipais de governo. Destaque para a construção de creches, que possibilitou um grande salto no número de crianças inclusas na educação infantil. O governo manteve o fortalecimento e a regularidade da merenda escolar, mesmo em tempo de pandemia; também desenvolveu projetos sociais de proteção e inclusão na Assistência social e os cuidados na Saúde, fortalecimento dos Conselhos Tutelares, entre outros.

O resultado do prêmio coincide ainda com a programação de aniversário de 359 anos de Santarém, cujo ponto forte é a entrega de mais de 20 escolas para rede municipal de ensino, nos quatros cantos da cidade.

“Cuidamos de nossas crianças porque acreditamos que elas são o nosso futuro. Estamos felizes pelo reconhecimento de um trabalho árduo e diário feito por todos de nossa equipe. Todas estão de parabéns. Quem ganha são as nossas crianças e a população. Os trabalhos continuam em todas as áreas com objetivo de concretizar e estender ainda mais as políticas públicas para nossas crianças. O prêmio veio no momento em que festejamos os 359 anos de Santarém e que entregamos dezenas de escolas nas áreas urbana, rios e planalto. Todos nós somos amigos de nossas crianças”, comemorou o prefeito Nélio Aguiar.

De 2017 a 2020, a Fundação Abrinq mobilizou e apoiou tecnicamente municípios e seus prefeitos e prefeitas na implantação de ações e políticas que resultaram em avanços e transformações positivas na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Prefeitos escolhidos pela Fundação Abrinq: Amigo da Criança

De acordo com a Abrinq, os princípios do Programa Prefeito Amigo da Criança, podem ser utilizados a qualquer tempo, em qualquer município brasileiro e dependem, fundamentalmente, da vontade política dos gestores e da capacidade dos municípios em constituir redes de enfrentamento que priorizem a infância e adolescência.

O programa ajuda na avaliação da realidade de cada cidade e na identificação de prioridades de ação. Ao mesmo tempo, promove o diálogo entre os municípios e avalia, ao fim de cada gestão, os resultados atingidos, reconhecendo e premiando os esforços dos prefeitos no cumprimento de seus objetivos.

Ao longo das 6 edições, 10.080 prefeitos e prefeitas de todos os estados brasileiros participaram do programa. A Fundação Abrinq contou com o apoio de diversos parceiros institucionais que estiveram presentes desde a adesão dos gestores municipais até o atual reconhecimento, tornando-se essenciais para o desenvolvimento do programa.

Para sistematizar todas as ações realizadas ao longo da 6ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança e divulgar os resultados alcançados pelas gestões municipais, a Fundação Abrinq produziu o Relatório do Processo de Avaliação da Gestão 2017-2020.

Na publicação é possível conhecer todas as etapas de avaliação do programa, bem como encontrar com mais detalhes os feitos de cada região.

Colaborou Alailson Muniz

Fonte: Portal Santarém e Agência Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil