Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Quarta-Feira, 01 de Dezembro de 2021 - 10:08
24/11/2021 as 08:10 | Por Redação |
Rico em propriedades o cumaru tem conquistado espaço e garantido a sustentabilidade da Amazônia
Da natureza para os paladares, cosmética, medicina e construção civil, mas você já ouviu falar do Cumaru?
Fotografo: Reprodução
Sorvete de Cumaru na parte superior da imagem. Na parte inferior sementes de Cumaru

Dipteryx odorata ou cumaru, uma árvore leguminosa de porte médio a grande que vem ganhando destaque e ajudando no combate ao desmatamento, sustentabilidade e geração de renda em comunidades no interior da Amazônia. Frequentemente encontrada nos estados do Pará e Amazonas, a árvore passou a ser indicada para recuperação de áreas degradadas e nas boas práticas de manejo para o extrativismo sustentável e orgânico. 

 

Do cumaru podem ser extraídas as flores, fruto e a madeira, que possui um alto valor comercial, muito procurada para uso em ambientes internos pela coloração e durabilidade de sua madeira. Na gastronomia a essência extraída das flores e sementes passou a ser conhecida como a baunilha da Amazônia e tem conquistado espaço por seu aroma utilizado vários pratos requintados e sobremesas até fora do Brasil. 

 

O Cumaru anteriormente utilizado na medicina tradicional para tratamento de doenças respiratórias, cardíacas e até para reduzir cólicas, hoje também ganhou destaque na indústria de cosmética com cremes para hidratação da pele e cabelos.   

 

O cumaru, seja flor, fruto ou madeira é fonte de renda para muitas famílias extrativistas aqui na Amazônia, e entre os meses de janeiro e fevereiro asseguram a sustentabilidade econômica. 

 

Por: Martha Costa 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil