Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 10:41
09/06/2021 as 18:26 | Por Redação |
Ribeirinhos de Montanha Mangabal, em Itaituba (PA), recebem vacinas contra covid-19
Comunidade não tem posto de saúde e teve escalada de casos da doença
Fotografo: Reprodução
Ministério Público Federal (MPF) recomendou a imediata vacinação dos Ribeirinhos

Os ribeirinhos da comunidade Montanha Mangabal, em Itaituba, no Pará, finalmente receberam as primeiras doses da vacina contra a covid-19 nos dias 5 e 6 de junho. Os moradores estavam enfrentando um surto da doença, não possuem acesso a postos de saúde e tinham sido esquecidos pela campanha de vacinação municipal. Denunciaram a situação ao Ministério Público Federal (MPF), que recomendou a imediata vacinação dos maiores de 60 anos da localidade, assim como todos os integrantes que façam parte de grupos prioritários já atendidos na área urbana. 
recomendação do MPF lembrou que, por se tratar de uma comunidade ribeirinha, a Montanha Mangabal está elencada entre os grupos com elevada vulnerabilidade social pelo Plano Nacional de Imunização, “haja vista a maior suscetibilidade às formas mais grave da doença, devido ao acesso precário aos serviços de saúde; à elevada transmissibilidade nas comunidades,devido ao modo de vida comunitário; além das dificuldades logísticas de acesso aos serviços de saúde”. 
e fato, a comunidade formada por ribeirinhos, indígenas Apiaká, Munduruku e Sateré-Maué não tem nenhum acesso a serviços de saúde e fica a 200 km do Hospital de Itaituba, sendo necessário percorrer ramais e trechos de terra da rodovia Transamazônica para acessá-lo mesmo em situações de emergência. Entre os 149 moradores adultos, foram imunizados os 20 mais idosos, que são também guardiões dos conhecimentos tradicionais. 
A recomendação do MPF também foi enviada à Secretaria de Saúde do Estado do Pará, para que envie informações sobre a quantidade de doses de vacinas enviadas para o município de Itaituba voltadas ao atendimento do grupo prioritário dos Povos e Comunidades Tradicionais Ribeirinhas. O MPF quer saber qual o cronograma de vacinação para essas localidades. 
Fonte: MPF 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil