Fotografo: Reprodução
...
São 1.640 metros de muro de contenção da Trav. Augusto Montenegro até o Bosque Vera Paz

O prefeito de Santarém, no oeste do Pará, Nélio Aguiar, informou à nossa reportagem, que a última parcela para a conclusão do Projeto Orla, no valor de mais de R$ 7 milhões já caiu nos cofres da Prefeitura. Com isso, as obras do Projeto Orla continuam avançando e transformando a frente da cidade. Na última semana, os trabalhos foram retomados pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) que atua agora no perímetro do Bosque da Vera Paz. Até o momento, já foram executados 87,41% dos serviços.

O projeto é implantado com a construção de 1.640 metros de muro de contenção da Travessa Augusto Montenegro até o Bosque Vera Paz, além da implantação de 6 píeres para atracação de embarcações e construção de 2 casas de bombas, uma em frente a Capitania Fluvial e outra próximo a Travessa 2 de Junho. O objetivo é fazer a contenção na frente da cidade evitando os alagamentos que ocorrem anualmente, por conta da cheia do rio.

“Estava com problemas para a liberação dos recursos, mas graças a Deus já foram liberados, para retornamos à última fase do Projeto na Avenida Tapajós. São mais de 7 milhões de reais, e com isso, a empresa Mello de Azevedo já está atuando, os trabalhadores já estão fazendo a concretagem da lage. Os Piers já foram produzidos e deslocados para Santarém para fazermos as instalações. Também as duas casas de bombas, para instalarmos.

A obra é orçada em R$ 72.103.595,26 (setenta e dois milhões, cento e três mil, quinhentos e noventa e cinco reais e vinte e seis centavos), recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal. 

O prefeito Nélio Aguiar acompanha o andamento dos trabalhos e destaca a beleza e a segurança que a obra trará para Santarém. Nélio disse que é uma obra que vai deixar mais bonita a Pérola do Tapajós, mas, também é uma obra de segurança, que vai proteger a cidade. Os técnicos e os trabalhadores estão empenhados em sua conclusão. Será mais um presente para Santarém.

“É o Projeto Orla retornando para concluirmos na sua totalidade. A etapa mais longa que estamos fazendo, são 1.640 metros de orla, diferente do passado que fizeram 200 metros, de pedacinho em pedacinho. A gente tomou atitude, metemos a cara e com apoio do então ministro Helder Barbalho, conseguimos recursos para concluirmos essa etapa do Projeto Orla”, finalizou o prefeito Nélio Aguiar.

Fonte: Portal Santarém