Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 00:03
28/10/2020 as 14:12 | Por Redação |
Quadro de saúde melhora e família decide continuar tratamento médico de Nélio em Santarém
Em junho último, durante o pico da pandemia de Covid-19, Nélio atendeu pacientes acometidos pela doença, na UPA/24h
Fotografo: Reprodução
Acometido de Covid-19, Nélio Aguiar seria transferido para São Paulo

Familiares desistiram de fazer a transferência do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM), para continuar tratamento do novo coronavírus (Covid-19), em um hospital de São Paulo. 
Uma aeronave equipada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da empresa Piquiatuba Transportes Aéreos, faria o transporte do prefeito Nélio, na manhã desta quarta-feira, 28, para a capital paulista.
Segundo a empresa Piquiatuba, a UTI Aérea veio para fazer o transporte do gestor de Santarém, porém, como a família desistiu, a aeronave retornou para outro destino, por volta de 12h30, de hoje. 
Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Santarém informou que o chefe do Executivo Municipal foi transferido de um hospital particular na  última segunda-feira, 26, para o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), por apresentar baixa oxigenação e fazer parte de grupo de risco. Ele é diabético e está positivado para Covid-19, apresentando tosse seca, dor torácica e está com 20% do pulmão comprometido. Neste momento, está lúcido e orientado, fazendo oxigenoterapia e recebendo todo o tratamento necessário de uma equipe multiprofissional do HRBA.
Nélio tenta a reeleição para a prefeitura de Santarém. O atual vice-prefeito, José Maria Tapajós, como concorre à reeleição na mesma chapa de Nélio Aguiar, não pode assumir a Prefeitura. Diante da situação, o presidente da Câmara Municipal, vereador Emir Aguiar, assumiu temporariamente o cargo de Prefeito. 
Em junho último, durante o pico da pandemia de Covid-19, no terceiro município mais populoso do Pará, Nélio atendeu pacientes acometidos pela doença, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24h).
Por conta disso, Nélio declarou que governar Santarém, tem sido um desafio do início ao fim. 
"Não bastasse eu ter herdado uma prefeitura com 96 milhões de dívidas, 30 obras paradas e sem apoio nenhum do governo, quando finalmente arrumamos a casa, equilibramos as contas e começamos a reconstruir a cidade, a pandemia chegou. A crise do coronavirus me impôs tomadas de decisões rápidas e atitudes sem precedentes. Quis Deus que, nesse momento difícil, fosse um médico o prefeito de Santarém. E eu honrei mais uma vez essa profissão. Saí do gabinete e fui pra linha de frente. Coloquei minha vida em risco para salvar outras. Fiz o que devia ter feito", afirmou Nélio, acrescentando que está enfrentando mais uma 'batalha', após testar positivo para a Covid-19. 
"Hoje, eu estou com Covid-19 e enfrento mais uma batalha, como tantas nestes últimos quatro anos. Mas, enfrento confiante, porque sei que vocês estão comigo. Ficarei bem para o bem de Santarém. Obrigado por todo o carinho e apoio. Estamos juntos! O trabalho continua e nos veremos na vitória", exclamou Nélio. 
ESTATÍSTICA DO CORONAVÍRUS 
Em nova atualização do boletim da Covid-19, na noite de terça-feira, 27, a Prefeitura de Santarém informou que há 10.742 casos confirmados no município. Existem 9.531 pessoas recuperadas, 417 óbitos, 8.993 resultados negativos, 33 análises, 891 monitorados e 40.330 monitorados já recuperados.
A Prefeitura reforça que o isolamento social, as medidas de higiene e de etiqueta social são fundamentais no combate ao novo coronavírus.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: Portal Santarém




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil