Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 06:21
01/04/2021 as 19:12 | Por Redação |
PSM passa a ter médico 24h exclusivo para o setor de trauma
Uma entrada particular foi criada para atender pacientes resgatados pelas ambulâncias do SAMU e do Corpo de Bombeiro
Fotografo: Reprodução
O setor de trauma da Unidade está mais independente do restante do PSM

Os atendimentos de trauma representam cerca de 35% do Pronto Socorro Municipal (PSM), de acordo com o sistema que controla as entradas de pacientes na Unidade. Por conta disso, o setor de trauma passou a disponibilizar médicos plantonistas para avaliar em tempo integral aqueles que precisam. Agora, as pessoas vítimas de acidentes de trânsito, quedas e outras ocorrências que envolvam trauma contam com um pronto atendimento exclusivo dentro da estrutura do PSM. 

O objetivo é dar mais celeridade nos fluxos de atendimentos, além de fornecer uma resposta imediata aos pacientes com quadro de urgência e emergência que precisam do sistema de saúde público. O novo modelo de atendimento também irá desobstruir a triagem principal do Hospital e proporcionar ainda mais agilidade e eficiência nesses acolhimentos. 

O setor de trauma da Unidade está mais independente do restante do PSM. As ambulâncias passaram a ter uma entrada exclusiva, ao lado da porta de acesso da recepção. “O perfil de atendimento do PSM passa a corresponder, de fato, a realidade e necessidade da população e desinchar a entrada principal da urgência e emergência”, explicou o diretor técnico, Dr. Vinicius Savino, responsável pela implementação dessa proposta juntamente com a direção geral e assistencial. 

O piloto do projeto foi avaliado durante o mês de março e foi considerado viável. Sendo assim, foi obtida uma aprovação da gestão da Unidade para dar sequência nessa nova metodologia de atendimento. “A partir de hoje estamos oficialmente com o novo atendimento, onde um médico fica 24h no setor do trauma dando celeridade ao atendimento e ainda melhorando a comunicação entre as outras especialidades médicas. 

Experiência dos pacientes 

Jean Pastana, 23 anos, deu entrada ontem, 31 de março. Ele foi vítima de acidente de trânsito, bateu a moto em um poste de energia elétrica. O paciente foi resgatado pelo SAMU e chegou direto para o setor do trauma do PSM. “Quando cheguei fui logo com o médico, que me encaminhou para sala de Raio-X e seguida já me avaliou, me deixou em observação, isso em menos de 40 minutos”, contou ele. 

Na manhã de hoje, 01 de abril, após passar pelo tempo necessário de observação clínica e sem apresentar nenhuma fratura, Jean foi reavaliado pelo ortopedista, que o liberou para casa. 

Abmael Oliveira, de 30 anos, não teve o mesmo diagnóstico. Ele, que é autônomo e usa a moto como ferramenta de trabalho, teve uma fratura no tornozelo depois de um acidente de trânsito na última quarta-feira. “Quando eu cheguei já tinha um médico aguardando para fazer o atendimento no setor de trauma. Não tenho dúvida que isso foi importante para definir logo o meu diagnóstico e receber o tratamento certo.”, explicou ele 

No último mês o setor do Trauma do PSM recebeu 689 pacientes com algum tipo de fratura ou torção 

Fonte: Portal Santarém e Natashia Santana/HMS e UPA 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil