Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 04:04
21/04/2021 as 07:48 | Por Redação |
Psicóloga da UPA de Santarém orienta sobre gerenciamento do estresse causado pela COVID-19
Para minimizar o estresse ela orienta desacelerar, minimizar a autocobrança, investir em atividades que gerem prazer e bem estar
Fotografo: Reprodução
Ariane Macedo diz que as pessoas devem gerar processo de autoconhecimento e auto aceitação

As consequências da pandemia do novo coronavírus estão causando pressão psicológica e estresse em grande parte da população afetada. As incertezas provocadas pelo covid-19, os riscos de contaminação e a obrigação de isolamento social podem agravar ou gerar problemas mentais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a psicóloga da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), Ariane Macedo, as pessoas devem gerar processo de autoconhecimento e auto aceitação, elaborando pensamentos funcionais para este momento. 

Ficar distante de pessoas queridas, limitações em relação à vida social e laboral, medo e preocupação em relação à doença e até mesmo à morte, tem sido um dos motivos que tem aumentado o nível de estresse de muitas pessoas. 

"Pode-se ainda realizar um filtro das notícias, pois informações em excesso podem ser perturbadoras. Fazer um esforço para desligar celulares, televisões, rádios de vez em quando. Além disso, o cuidado com o corpo deve ser uma das prioridades, estabelecer uma rotina,  meditação, fazer refeições balanceadas e atividades físicas são algumas das sugestões da profissional", disse a psicóloga. 

Para minimizar o estresse ela orienta desacelerar, minimizar a autocobrança, investir em atividades que gerem prazer e bem estar, de acordo com a individualidade de cada um. 

“Mais do que nunca somos chamados a nos conectar com as pessoas que confiamos onde podemos falar sobre nossas emoções e como estamos nos sentindo com tudo isso, e fazer isso de forma segura, através das tecnologias," explica ela.  

Ariane ainda comenta. “A situação pode ser difícil, olhar para si com gentileza, praticar o autocuidado físico e mental é um gesto de amor a si mesmo e a toda comunidade.”, finalizou ela 

Por: Natashia Santana/HMS e UPA  

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil