Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 09:08
10/08/2020 as 16:23 | Por Redação |
Projeto Orla: flutuantes começam a ser instalados em Santarém
Projeto contempla a implantação de 6 píeres para atracação de embarcações
Fotografo: Breno Santana
Flutuantes ordenarão o embarque e desembarque de passageiros das comunidades

Três das seis balsas flutuantes que servirão para atracação de embarcações começaram a ser instaladas na manhã desta segunda-feira (10). A implantação faz parte do Projeto Orla, uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), e tem por finalidade estruturar e ordenar o embarque e desembarque de passageiros, fazendo a contenção e prevenindo enchentes e os alagamentos que ocorrem anualmente por conta da cheia do rio.

O projeto contempla a implantação de 6 píeres para atracação de embarcações, além do aterro; construção de 1.640 metros de muro de contenção da Travessa Augusto Montenegro até o Bosque Vera Paz e a construção de 2 casas de bombas, uma em frente a Capitania Fluvial e outra próxima a Travessa 2 de Junho.

Os 3 primeiros flutuantes chegaram no sábado à noite e já começaram a ser instalados esta manhã nos píeres de número 3, 4 e 6. Os outros 3 flutuantes devem chegar em um prazo de 60 dias para serem instalados nos píeres de números 1, 2 e 5.

Além dos flutuantes, haverá escadaria e uma passarela fixa em estrutura metálica com laje em concreto, perpendicular aos píeres, perfazendo um total de 110 m o que vai facilitar o embarque, desembarque e o tráfego de pessoas.

Com a implantação dos píeres flutuantes, as embarcações deixarão de atracar no cais de arrimo, tendo um local apropriado para parar quando chegarem das comunidades.

Enquanto isso, no cais de arrimo os trabalhos prosseguem no trecho entre a Rua Visconde do Rio Branco e o Bosque da Vera Paz.

“Os serviços do Projeto Orla continuam avançando e transformando a frente da cidade. Além de embelezar, vai trazer melhorias importantes para solucionar problemas antigos. É mais uma obra em que a gestão do prefeito Nélio Aguiar garante melhorias na infraestrutura e mais qualidade de vida para os santarenos”, destaca o titular da Seminfra, Daniel Simões.

A obra está orçada em R$ 72.103.595,26, recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal. Os recursos que estavam faltando ser disponibilizados para a conclusão dos serviços - um montante de mais de R$ 7 milhões - já foram liberados e o projeto deve ser finalizado em breve.

O prefeito Nélio Aguiar informou que já garantiu recursos, por meio de uma parceria com o governo do Estado, para a urbanização da orla, cujo projeto já se encontra em fase de licitação.

Fonte: Portal Santarém e Agência Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil