Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 10:59
21/07/2021 as 11:47 | Por Redação |
Projeto Enfermágicos leva alegria para pacientes e profissionais do HRBA
Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, recebeu na terça-feira (20) a visita do Projeto Enfermágicos
Fotografo: Reprodução
Iniciativa voluntária proporcionou um momento de muita alegria e descontração aos usuários e profissionais do hospital

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, recebeu na terça-feira (20) a visita do Projeto Enfermágicos, que trabalha com a educação em saúde de maneira lúdica. A iniciativa voluntária proporcionou um momento de muita alegria e descontração aos usuários e profissionais do hospital. 

Idealizado pelo enfermeiro Marcos Trindade, o personagem Enfermágico fez um tour musical pelo HRBA, cantando e brincando com pacientes, acompanhantes e profissionais da unidade hospitalar. A atividade seguiu todas as recomendações das autoridades de saúde. 

“Quando levamos alegria ao paciente temos o poder de transformar momentos difíceis, proporcionar energia positiva que pode ajudar no tratamento. É uma troca de vibrações. No corredor, enquanto eu tocava, ouvi todos cantando comigo, fiquei totalmente arrepiado. É uma energia inexplicável. É o que chamamos da magia do cuidar. Quando a gente cuida do outro, a gente também cuida da gente”, explicou o enfermeiro. 

A ação organizada pelo setor de Humanização do HRBA, unidade do Governo do Pará, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, contribui com a minimização do estresse, e motiva os pacientes que precisam passar muito tempo na unidade, a aceitarem melhor o tratamento. 

A professora aposentada Maria Célia Nogueira realiza sessões de hemodiálise no hospital três vezes por semana, sendo que cada sessão dura em média 4 horas. Para ela, a presença do "enfermágico" trouxe leveza para o ambiente hospitalar. 

“Faço hemodiálise há nove anos. Não é fácil quando você pensa que só o que vai lhe tirar dessa máquina é o transplante. A música é uma estratégia para nos distrair, me sinto muito feliz. Quando eu cheguei e falaram que ia ter apresentação quis logo entrar. Além de feliz, fico bastante emocionada. São momentos que precisamos”, conta a paciente. 

O Regional do Baixo Amazonas é referência em Oncologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Terapia Renal Substitutiva e em Covid-19, para uma população estimada em mais de 1,3 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios do oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu. 

Com apresentações pela manhã e pela tarde, a atração passou distribuindo alegria pelo setor administrativo, recepção geral, acolhimento, quimioterapia, hemodiálise, clínica pediátrica e clínica oncológica. 

O diretor Hospitalar, Hebert Moreschi explica que proporcionar um atendimento humanizado é uma preocupação constante do Governo do Pará e da Pró-Saúde. 

“A assistência em saúde no HRBA é pautada na valorização das pessoas, com foco sempre em atender os nossos pacientes com segurança, resolutividade e acima de tudo humanização. Ainda estamos enfrentando um momento difícil de pandemia, então oferecer essas atividades ajuda a entusiasmar, levantar o astral e até conseguir a melhora de quadros clínicos de pacientes. Essa troca de energia serve para nos lembrar, que dias melhores virão”, ressalta Moreschi. 

Reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, o HRBA faz parte de um seleto grupo no Brasil – há seis anos – que detém o certificado ONA 3 Acreditado com Excelência. 

A certificação assegura o padrão de segurança e qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), presta serviço 100% referenciado, atendendo a demanda originária da Central de Regulação do Estado. 

Fonte: Portal Santarém e Ascom/HRBA 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil