Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Quarta-Feira, 01 de Dezembro de 2021 - 09:48
27/10/2021 as 13:50 | Por Redação |
Projeto Elevar realiza cursos de formação profissional em Óbidos
251 jovens foram contemplados com a realização dos cursos
Fotografo: Reprodução
Os cursos profissionalizantes são realizados pela Elecnor, em parceria com o Senai e Prefeitura de Óbidos

Proporcionar qualificação profissional e ampliar a possibilidade de alcançar uma vaga no mercado de trabalho, este é o objetivo do Programa Elevar, uma iniciativa do setor privado que teve apoio do poder público no município de Óbidos, no oeste do Pará, onde 251 jovens foram contemplados com a realização de cursos promovidos pela empresa Elecnor com a parceria da Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que realiza a capacitação profissional com certificação com reconhecimento nacional. 

 

O programa foi iniciado em 2020, e por conta da pandemia ficou paralisado, retornando neste ano com a realização da formação das três turmas concluintes e abertura de oito novas turmas dos cursos de pintor industrial e refrigeração, montador de estrutura metálica, eletricista instalador predial e climatização residencial. “Essa é uma grande oportunidade que estes jovens estão tendo de conseguirem qualificação profissional para o mercado de trabalho, e essa parceria é muito importante. Hoje a gente pode afirmar que sem o incentivo da Prefeitura de Óbidos nós não teríamos como realizar esses cursos". Ressaltou o instrutor do Senai, Horácio Carvalho. 

 

Já pela noite, no auditório da Casa da Cultura, Palácio José Veríssimo, foi realizada a conclusão dos cursos de construção civil, informática e recursos humano. A secretária de Desenvolvimento Social, Aldanete Farias, falou sobre a importância desta parceria que finaliza o curso com a formação de 76 jovens ao mesmo tempo em abre oito novas turmas com 175 jovens inscritos. "Ver que essa parceria pode diminuir o número de pessoas que estão em vulnerabilidade social. É preciso qualificar, a exigência do mercado é que é preciso estar qualificada, é preciso investir no humano, no social, na economia do município", frisou Aldanete durante a cerimônia de formação dos alunos dos cursos de pedreiro polivalente, Excel básico e avançado e assistente de recursos humanos (RH). 

 

O coordenador do Projeto Elevar, Alex Freire, falou sobre a importância deste projeto que a partir deste ano passou a ser replicado em outras unidades da empresa. "A Educação está acima de tudo, o conhecimento ninguém tira de você. Eu saí daqui com o projeto de levar O elevar para outros cantos do Brasil e hoje nós estamos em outros estados aguardando encerrar o elevar no Pará. Estamos na Bahia e em Minas Gerais foi de uma aceitação incrível. Aqui surgiu, daqui partiu o projeto para a Espanha, isso pra gente é a realização de um sonho e eu desejo sucesso a cada um de vocês." 

 

O prefeito Jaime Silva, agradeceu o empenho de todos os envolvidos, falou da importância da capacitação profissional e de se investir em educação e ensino profissionalizante. "A Educação é a única forma de nós crescermos na vida, ainda mais em um tempo onde o homem é substituído pela máquina, olha o tamanho do desafio. Eu quero parabenizar a Elecnor por formar profissionais que vão servir a empresa, se vocês olharem essas paredes vocês verão que Óbidos por excelência tem grandes nomes nas mais diversas áreas do conhecimento. Eu parabenizo a cada um de vocês é a visão do futuro é ter pessoas preparadas", finalizou o prefeito. 

 

Com informações e foto da Ascom/PMO 

Fonte: Portal Santarém  

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil