Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 03:09
17/04/2021 as 09:28 | Por Redação |
Projeto beneficia crianças com oficinas e reforço escolar durante a pandemia
O projeto “Comunicar para Educar” teve início em 2016, a partir de uma demanda espontânea de uma escola pública da região metropolitana de Belém
Fotografo: Reprodução
Apenas neste mês de abril, cerca de 200 discentes da rede pública serão beneficiados

Lecionar e educar crianças e adolescentes no Pará já era uma tarefa desafiadora antes da pandemia. Com o novo cenário, estratégias novas são necessárias para garantir a motivação dos estudantes nos estudos. Nesse contexto, o projeto de extensão “Comunicar para Educar”, executado por docentes e estudantes da Estácio, é uma das iniciativas que organizam palestras e oficinas para ajudar alunos de escolas públicas e particulares de Belém. Apenas neste mês de abril, cerca de 200 discentes da rede pública serão beneficiados. 

O projeto “Comunicar para Educar” teve início em 2016, a partir de uma demanda espontânea de uma escola pública da região metropolitana de Belém. “Nós fomos procurados por essa instituição, que estava precisando de ajuda para trabalhar com os alunos. Naquele período, eles estavam sofrendo com um alto índice de violência entre os próprios estudantes e isso estava preocupando a direção. Aí, nós preparamos uma programação para a escola com temas para o desenvolvimento social dos alunos, como direitos humanos, sustentabilidade e empreendedorismo”, explica a coordenadora do projeto, Arcângela Sena. 

Desde então, as ações têm sido ampliadas para comunidades ribeirinhas e colégios da rede pública e privada com atividades em diversas áreas do conhecimento. Como inicialmente o projeto era diretamente ligado aos cursos de comunicação da Estácio (Jornalismo e Publicidade), também eram ministradas oficinas relacionadas ao mundo audiovisual e design, com o objetivo de otimizar o trabalho dos profissionais das escolas e também aprimorar os conhecimentos dos próprios alunos. 

Atualmente, o “Comunicar para Educar” está organizando, juntamente aos professores do Colégio Equipe, uma série de ações para reforço escolar dos alunos da Escola Estadual Benjamin Constant, localizada no bairro Reduto, na capital do estado. Segundo a docente Arcângela Sena, coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade na Estácio, essa parceria surgiu devido à preocupação dos alunos com a situação da pandemia e o futuro do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

Serão feitas diversas aulas de reforço na modalidade online para disciplinas importantes para o ENEM. Agora, a programação do mês de abril será dirigida para matemática. Nos meses seguintes, o foco será as disciplinas Física e Química, entre outras matérias. De acordo com Arcângela, isso impactará positivamente na vida dos alunos, pois permitirá que eles possam competir de forma igualitária com outros estudantes que possuem mais oportunidades de educação. 

Para a professora e coordenadora do projeto, ações e programas de extensão como este são fundamentais para externalizar o conhecimento acadêmico para a sociedade. “A gente permite que a comunidade possa utilizar dos saberes que são construídos dentro do ambiente universitário e é positivo que eles saibam como pedir e utilizar esses serviços quando for necessário. Além disso, para os alunos da Estácio que participam do projeto, esse contato é primordial para a construção de uma consciência crítica sobre a importância do papel transformador deles como profissionais e cidadãos”, finaliza. 

Fonte: Portal Santarém e Rosana Pinto 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil