Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 11:58
27/01/2020 as 10:53 | Por Da Redação |
Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades leva saúde e cidadania ao Aritapera
A ação ocorreu na Escola Municipal Santíssima Trindade
Fotografo: Reprodução
Prefeito Nélio Aguiar, secretários, vereadores e comitiva participaram da ação

Moradores da comunidade Centro do Aritapera, na região de Rios, receberam na sexta-feira (24), a primeira etapa de 2020 do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC), que disponibilizou atendimento social e psicológico; cadastro único; vacinação; testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C; emissão do cartão do SUS; emissão de RG, CPF e Carteira de Trabalho; consultas médica e de enfermagem; corte de cabelo; limpeza de óculos; orientações jurídicas, educação ambiental; atividades lúdicas e recreativas, inclusão e atualização de Cadastro Único; Cadastro de CRAS; atendimentos, orientações  e encaminhamentos para mulheres em situação  de violência, atendimento a famílias e indivíduos em situações de violação  de direitos, atendimentos do AEPETI-Programa de Erradicação  do Trabalho Infantil; entre outros serviços. A ação ocorreu na Escola Municipal Santíssima Trindade. O PPBC é resultado de uma integração das secretarias municipais de governo.

Durante a ação, foram atendidas aproximadamente mil pessoas, incluindo moradores de áreas adjacentes como Ilha de São Miguel, Água Preta, Carapanatuba, Cabeça d’ Onça, Santa Terezinha e Enseada.

Dona Maria da Conceição Sá é moradora da comunidade Ilha de São Miguel. Ela aproveitou a ação para cuidar da saúde. "Faz muito tempo que estava precisando de uma consulta médica e ainda não tinha conseguido, porque não é fácil ficar se deslocando. Muito de nós não temos recursos para ir até a cidade. Então, essa ação ajuda muito", avaliou.

O morador Benedito Caldeira de Sousa convidou toda a família para conhecer os serviços ofertados pelo PPBC. "Fiquei sabendo da ação e trouxe logo toda minha família. Eu consultei com o médico, aproveitei e fiz o teste de glicemia. Já a minha mulher tirou a carteira de identidade e a minha filha recebeu uma dose de vacina. Isso é muito bom, porque todos nós fomos bem atendidos com facilidade", relatou o morador.

Para o presidente da Associação de Moradores do Aritapera, Raul Maduro Sousa, foi com grande alegria que todos receberam o programa. "Ficamos muito felizes com os serviços ofertados na nossa comunidade. Essa é a primeira vez que a comunidade recebe o programa. O que deixa a gente ainda mais satisfeito é saber que o programa foi instituído por lei e que a população vai continuar recebendo os atendimentos de saúde, educação, cidadania e assistência social", comentou.

O prefeito Nélio Aguiar afirmou que o programa é completo, pois envolve governo e parceiros. "Essa ação integra os serviços das secretarias municipais, coordenadorias e parceiros. O trabalho prioriza não só os bairros, mas também atende a região de Planalto e Rios. É o governo municipal mais próximo de quem realmente precisa e não tem condições de ir com facilidade em busca dos atendimentos que necessita. Nossa pretensão é atender a todos os moradores, em qualquer lugar que eles estejam", afirmou o prefeito.

Sobre o PPBC- O programa foi instituído pela lei nº. 20.878, 30 de dezembro de 2019. Objetiva descentralizar o atendimento de reivindicações sociais, culturais e comunitárias, propiciando maior aproximação entre o governo municipal e a população. Em 2019, 41.751 pessoas foram atendidas.

Também estiveram presentes na ação, o vice-prefeito José Maria Tapajós; o chefe de gabinete Erasmo Maia; o secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto; o coordenador da Divisão de Transporte Escolar da Secretaria de Educação, Adson Pinto; o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura e Pesca, Domingos Ferreira; o diretor da Escola Municipal Santíssima, Trindade Lázaro Reis; os vereadores: Dayan Serique e Ronan Liberal Júnior; o ex-prefeito de Santarém, Ronan Liberal; o superintendente de Polícia Civil do Baixo e Médio Amazonas, Jamil Casseb; servidores e comunitários. Com informações e foto da Agência Santarém.

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil