Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 23:53
14/04/2021 as 17:37 | Por Redação |
Programa de alta hospitalar melhora a experiência do paciente na recuperação da saúde
Os pacientes que têm indicação médica e podem continuar o tratamento em casa contam com apoio integral de equipe multidisciplinar
Fotografo: Reprodução
Pacientes que estão dentro do programa de desospitalização recebem alta hospitalar

A alta hospitalar é um momento aguardado com ansiedade por muitos pacientes e familiares, principalmente para aqueles que passaram dias internados em uma UTI, sem o contato da família, vítima da Covid-19. Receber a alta médica é considerada uma vitória, uma nova página cheia de esperança. Mas, para que bons resultados sejam alcançados, a desospitalização deve ser aplicada de forma segura e eficiente, avaliando individualmente cada caso. 

Pacientes que estão dentro do programa de desospitalização recebem alta hospitalar, dando sequência ao tratamento em casa, ao lado da família. Este processo possibilita maior autonomia ao paciente e à família, que ajuda na recuperação do familiar por estar em um ambiente acolhedor, além disso, possibilita a liberação de leitos do hospital para outras pessoas que possam precisar.  

O Sistema Hapvida aposta nessa estratégia para que pacientes que foram acometidos pela Covid-19 terminem o tratamento em casa, após aval médico, ao lado da família, porém, permanecendo com todos os cuidados e sendo amparados por uma equipe multidisciplinar com atendimento médico, psicológico, nutricional, fisioterápico e com suporte de oxigênio e respirador, caso necessite, como explica o Dr. Carlos Loja, diretor executivo da Rede Assistencial do Sistema Hapvida: "contamos com suporte domiciliar, seja de oxigênio, seja de fisioterapeuta, de psicólogo, conforme a necessidade desse paciente. Além disso, se recuperar no ambiente familiar é muito importante para as pessoas. Isso, para nós, tem sido uma tarefa recompensadora”, expressa.   

O programa de desospitalização conta com serviço próprio de call center, tele monitorização ativa de enfermagem, tele consultas médicas com equipe multidisciplinar. 

O paciente Marcos Antônio Pereira, 47, gerente de assistência técnica automobilística, esteve internado durante oito dias e recebeu alta hospitalar para terminar o tratamento em casa, “estou muito feliz e me sentindo muito bem, podendo me recuperar em casa, com todo o material técnico e com a equipe de profissionais. Minha recuperação está satisfatória. Hoje, já posso fazer minha caminhada, seguindo orientação do fisioterapeuta. Eu indico para todas as pessoas. Quem puder se recuperar em casa, aproveite”, testemunha Marcos. 

A Diretora Médica do Hapvida, Luciane Amaral, comemora o sucesso do programa, "o programa de alta hospitalar do Sistema Hapvida vem ajudando muitos pacientes, em casos selecionados, e já atendeu clientes de várias cidades do país. Desde dezembro de 2020 já foram quase 500 pacientes atendidos pelo programa em Belém e 5 mil pacientes atendidos em todo Brasil, com apoio multidisciplinar e integral, a luta contra a Covid-19 vai além do atendimento hospitalar, chegando na casa do paciente, onde possibilita uma reabilitação acelerada e humanizada”. 

Mesmo com todo o suporte, é preciso continuar mantendo a rotina de cuidados, como manter o distanciamento social, usar máscara ao sair, lavar as mãos e usar álcool gel. 

Fonte: Portal Santarém e Erika Santos 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil