Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 05:07
28/10/2019 as 08:19 | Por Da Redação |
Profissionais do SAMU participam de treinamento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo
Capacitação foi promovida pelo PROADI-SUS, do Ministério da Saúde
Fotografo: Reprodução
Oito enfermeiros e quatro médicos participaram do curso de capacitação em urgência e emergência

Enfermeiros e médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santarém participaram na semana passada de um curso de capacitação em urgência e emergência para pacientes adultos graves, com simulação realística. O treinamento aconteceu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Oito enfermeiros e quatro médicos santarenos participaram do curso, que contou com aulas teóricas e práticas. O objetivo foi capacitar os participantes, ampliando a qualidade e a agilidade no atendimento médico de urgência e emergência.

Promovida pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, a capacitação utilizou robôs e simuladores que submetiam os participantes a situações de urgência e emergência, simulando casos de pacientes graves com Acidente Vascular Cerebral (AVC); politraumatismo; Traumatismo Crânio Encefálico (TCE); síndromes coronarianas; paradas cardiorrespiratórias, dentre outras, incluindo gerenciamento de conflitos e liderança.

De acordo com o coordenador de Enfermagem do SAMU em Santarém e um dos participantes do treinamento, enfermeiro Joziel Colares, o curso foi uma oportunidade para os profissionais da saúde atualizarem seus conhecimentos em protocolos de atendimento de urgência e emergência.

"Cursos como este são fundamentais para atualizarmos nossos conhecimentos, pois nos possibilita contato com novas tecnologias, novos protocolos e novos avanços da medicina. Com isso, conseguimos melhorar cada vez mais a assistência aos pacientes nas ocorrências que atendemos no dia a dia”, garante.

A equipe retornou a Santarém na sexta-feira (25) e serão agentes multiplicadores das informações adquiridas aos demais profissionais que atuam no SAMU.

Fonte: Portal Santarém e Agência Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil