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Santarém(PA), Domingo, 11 de Abril de 2021 - 18:35
06/04/2021 as 16:47 | Por Redação | 156
Profissionais do Hospital Metropolitano reforçam os cuidados com o corpo e a mente
A data simboliza uma preocupação mundial com a sociedade ao conscientizar e discutir temas relevantes relacionados à prevenção de doenças e bem-estar
Fotografo: Reprodução
Colaboradores do Hospital Metropolitano durante atividade física

Nesta quarta-feira, 7, é celebrado o Dia Mundial da Saúde, iniciativa criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. 

Nesta data, profissionais do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, alertam para os cuidados do corpo e da mente como ferramenta para garantir bem-estar e conforto para a vida de idosos, adultos, jovens e crianças. 

De acordo com Augusto Duarte, fisioterapeuta do Metropolitano, a alimentação e a falta de atividade física é o segundo fator de risco para o câncer, atrás apenas do tabagismo. 

O profissional alerta que cerca de 18% dos casos da doença são causados por estes fatores. “Uma pesquisa da Sociedade Americana de Câncer mostra que os principais cânceres estão associados ao excesso de peso e sedentarismo. Isso mostra que a população precisa ter hábitos mais saudáveis”, disse. 

O Hospital Metropolitano é uma unidade do Governo do Pará, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, com mais de 50 anos de experiência na administração de serviços hospitalares, presente em todo o País.  

Atividades para fazer em casa 

O profissional completa ao dizer que é possível administrar o tempo e fazer exercícios em casa. “O recomendado é que um adulto faça cinco horas por semana de atividades físicas e uma hora diária para crianças e adolescentes, isso sem sair de casa”,  concluiu Augusto. Algumas das atividades são: 

•   Polichinelo; 

•   Agachamento; 

•   Prancha com toque nas pernas; 

•   Abdominal grupado; 

•   Flexão de braços com peito no chão; 

•   Pular corda. 

Cuidar da mente faz bem para o corpo 

Desde o início da pandemia, o isolamento social foi indicado por órgãos de saúde no mundo todo. No entanto, com as restrições, outras preocupações foram levantadas: a saúde mental na pandemia.  

A Universidade Estadual Rio de Janeiro (UERJ) realizou uma pesquisa em março do ano passado - início da pandemia no Brasil - e constatou que houve um aumento nos casos de depressão e ansiedade no País. A depressão representava 4,2% e foi para 8%, casos de ansiedade saltou de 8,7% para 14,9%. 

A psicóloga Elzelis Santiago ressalta outro dado curioso. “Dados da OMS apontam que o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Com isso percebemos a necessidade de falar sobre o assunto: saúde mental”, ressaltou. 

“É muito importante que as pessoas saibam buscar um profissional para ajudá-la. Mas existem algumas atitudes que podemos tomar para mudar a saúde da nossa mente”, pontua a psicóloga: 

Pratique um esporte, pois o corpo produz serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar. Isso faz com que diminua os sintomas de estresse e ansiedade, além de influenciar no humor, no apetite, no ritmo cardíaco e no sono”, disse a psicóloga que aproveitou para dar outras dicas; 

1. Dormir pelo tempo necessário, entre seis e oito horas ininterruptas diárias, ajuda no descanso da mente; 

2. Procure atividade que lhe ajudará a manter a mente mais relaxada, como: ouvindo uma música, praticar exercícios de respiração ou meditar. 

3. Pratique uma atividade pelo menos duas vezes na semana; 

4. Na pandemia devemos manter o distanciamento social, mas é importante manter o contato com os amigos. Use a internet para fazer chamadas por vídeo e se encontrar com as pessoas que você gosta virtualmente e em segurança. 

Fonte: Portal Santarém Ascom/HMUE  

 




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