Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 01:28
24/01/2020 as 10:12 | Por Da Redação |
Profissionais da Semsa participam de capacitação em primeiros socorros
Capacitação foi coordenada pelo setor de transportes da Secretaria.
Fotografo: Reprodução
Condutores de veículos e marinheiros durante o treinamento em primeiros socorros

Profissionais qualificados é a garantia da prestação de serviços com eficácia. Diante disso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quinta-feira (23), no auditório da Semsa, uma capacitação em primeiros socorros aos condutores de veículos da rede de saúde da Atenção Básica do município. A capacitação foi coordenada pelo setor de transportes da Secretaria.

"Acreditamos que quanto mais conhecimento os profissionais adquirem, mais capacitados estão para a realização de seus trabalhos. Por isso, esse treinamento para os nossos condutores seja no transporte terrestre ou fluvial, é de fundamental importância para contribuir nos primeiros atendimentos a pessoas que necessitarem de ações emergenciais”, destacou a secretária de Saúde, Dayane Lima.

De acordo com o chefe do setor de transporte, Vanilson Pinto, a capacitação é uma forma de melhorar as técnicas dos atendimentos em primeiros socorros. "Nós tivemos essa preocupação em solicitar esse treinamento, justamente por essa grande importância das noções de primeiros socorros. Alguns já tem o curso, por isso sempre é bom a realização de reciclagem, pois com o passar do tempo, há necessidade de aperfeiçoamento da técnica. O governo municipal se preocupa com a qualificação de seus profissionais e estamos trazendo esse curso em dois dias para atender a todos os servidores, como motoristas, marinheiros, equipe de manutenção e  área administrativa do setor de transportes", salientou. 

Para o enfermeiro Samaroni Brelaz Feitosa, instrutor da capacitação, as técnicas de primeiros socorros repassadas no treinamento contribuirão para um melhor aporte no apoio aos atendimentos emergenciais. 

“O curso é voltado aos condutores socorristas e pilotos de lanchas que, também, atuam no transporte de pacientes. Todo o conteúdo da capacitação é voltado para mostrar a importância deles no processo de atendimento à saúde, na parte de segurança da própria equipe, segurança do paciente, procedimentos corretos e as técnicas para os atendimentos nos primeiros socorros em diversas situações que eles percebam a importância tanto para a equipe, quanto para quem necessita do atendimento".

Samaroni destacou ainda que a capacitação é direcionada, principalmente, para contemplar os profissionais que atuam em regiões distantes, onde a chegada da equipe especializada de emergência, como o SAMU, ou o Corpo de Bombeiros leva um determinado período de tempo para chegar ao local e nesses casos, tempo para a vítima é sinônimo de vida.

"Então quanto mais tempo se leva para atender, maior possibilidade do paciente ter sequelas, ou até mesmo ir a óbito. Com a qualificação dessas equipes que já estão próximas, o atendimento se torna melhor, mais rápido e quem ganha com isso é paciente", completa o enfermeiro.

A capacitação encerra nesta sexta-feira (24). Com informações e foto da Agência Santarém.

Fonte: Portal Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil