Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 01:25
27/01/2021 as 13:54 | Por Redação |
Professores da educação infantil participam de palestra online
Palestra será nesta quarta-feira (27), às 15h, de forma online
Fotografo: Reprodução
Atividade é parte do processo de formação continuada para o ano 2021

Com o objetivo de dialogar de forma reflexiva sobre a educação infantil no contexto pandêmico, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Setor de Educação Infantil, realiza nesta quarta-feira (27) uma palestra para coordenadores das Unidades de Educação Infantil (Umeis) e Centros de Educação Infantil (Cemeis) de Santarém. A palestra será às 15h, de forma online e terá como temática “Conversas e pensatas pedagógicas – Qual é o meu lugar...neste lugar?” mediada pela professora Msc. Jussara Cristina Mayer Ceron, assessora pedagógica e formadora nacional do Programa União Faz a Vida, do Sicred. 
A coordenadora do setor de educação infantil, professora Alyne Fernandes, explicou que o momento de formação continuada e planejamento para o ano de 2021 estava previsto para ocorrer de forma presencial, mas por conta do novo decreto (296/2021) irá ocorrer por meio de lives, como forma de capacitar os profissionais que coordenam as Unidades de Educação Infantil em Santarém.
Sobre a temática da palestra virtual, professora Jussara Cristina explicou: “Qual o lugar da coordenação das Umeis e Cemeis neste tempo, neste momento, neste lugar, enquanto temporal, enquanto geográfico, enquanto relacional; a importância do papel do coordenador frente a tudo aquilo que ele vai encontrar no caminho, no permear, nas ações da cotidianidade”. E complementou; “é permear um diálogo refletindo sobre a condição deste educador no sentido da vida, no sentido das suas primeiras expressões, da sua relação com a comunidade”.
Para a coordenadora da Umei Aeroporto Velho, Lucélia Mota Monteiro, a expectativa é inovadora. “Nós estamos habituados ao presencial, todos os anos nós fazemos nossas formações de forma presencial e, de repente, nesse contexto que estamos vivenciando, isso não é possível. A nossa educação infantil em Santarém é uma educação de contato, de olho no olho, de brincar junto, estar junto às crianças, então, é muito interessante que nós possamos estudar mais sobre como a educação infantil pode estar se inovando nesse momento atual”, destacou.
A Palestra “Conversas e pensatas pedagógicas – Qual é o meu lugar...neste lugar?” será logo mais, às 15h, de forma online por meio do Google Meet.
Conforme Decreto Municipal 296/2021, assinado pelo prefeito de Santarém Nélio Aguiar no último dia 22, as aulas presenciais da rede municipal de ensino de Santarém permanecem suspensas enquanto durar a classificação do bandeiramento vermelho.
Parceria Semed com o Sicred
Desde o ano 2019, a Secretaria Municipal de Educação é parceira do programa União Faz a Vida, do Sicred. Trata-se de um programa de responsabilidade social que, Junto à Semed Santarém, se constitui numa metodologia de trabalho pedagógico, pautada na pedagogia de projetos e que é sustentada pelos princípios da cooperação e da cidadania. Como metodologia de trabalho pedagógico o Programa União Faz a Vida, apoia, subsidia, caminha com a secretaria de educação no sentido da formação dos educadores para a arte do acolhimento, do cuidado, da potencialização, das práticas pedagógicas de ensino.
Fonte: Portal Santarém e Ronnie Dantas/Semed 
 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil