Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 08:41
12/03/2021 as 10:42 | Por Redação |
Produção da agricultura familiar é impulsionada com visita técnica no Assentamento Corta Corda
Secretário Bruno Costa diz que objetivo é fazer com que haja produção na comunidade, geração de emprego e renda
Fotografo: Reprodução
Visita faz parte de uma agenda de atividades que visa valorizar o trabalho dos produtores rurais

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), através da Coordenadoria Municipal de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof) realizou na quarta-feira (10), uma visita técnica nas comunidades São Francisco do Água Azul e Enseada, localizadas no Assentamento Corta Corda, para fazer um levantamento das necessidades dos produtores. A visita faz parte de uma agenda de atividades que visa valorizar o trabalho dos produtores rurais gerando renda e fortalecendo a agricultura familiar em Santarém. 

De acordo com a coordenadora do Ciprof, Elis Rebelo, a Prefeitura reitera o compromisso com os produtores, buscando fomentar a produção e renda dos agricultores familiares. “Nossa diretriz é aumentar a produção local. Durante nossas visitas aos pólos de produção, nossos técnicos fizeram levantamento das suas reais necessidades para atuarmos juntos em favor dos produtores. Esta é mais uma ação da Prefeitura no sentido de fomentar a produção na zona rural, incentivando a economia de maneira geral”, disse. 

Uma das propriedades visitadas foi da produtora Elinete Cardoso, 41 anos, moradora da Comunidade São Francisco do Água Azul, distante 90 km do centro urbano de Santarém. No perfil de agricultura familiar, sua propriedade produz melancia e abacaxi que abastecem diariamente as feiras de Santarém. Segundo ela, o apoio do município é fundamental para o aumento da produção com qualidade. “A agricultura familiar está presente em nossa rotina. O apoio do poder público é essencial para que as nossas produções sejam excelentes. Através das técnicas aplicadas como por exemplo na conservação, preparo do solo e o plantio colaboram diretamente para a produtividade. Esse acompanhamento faz com que a nossa produção seja ótima. Nós produtores ficamos gratos pela parceria”, contou. 

Nas localidades, técnicos do município estiverem realizando ainda o levantando de áreas para instalação de um polo produtivo de piscicultura. A ideia é apoiar os pequenos produtores rurais que pretendem diversificar a produção em suas propriedades. "Além de dinamizar os investimentos nas propriedades, a piscicultura gera emprego e renda no campo e fortalece a economia local. Nós queremos que essas pessoas tenham lucro, porque isso também é bom para a nossa cidade, para o nosso comércio em geral. É um dinheiro que gira aqui dentro do nosso município", contou o técnico de pesca, Sandro Dinis. 

Valorização do produtor 

A atual administração não tem medido esforços para atender os pequenos produtores rurais. Um desses investimentos que foi fortalecido é a Patrulha Agrícola, que possibilita a realização de atividades como preparo de solo para o plantio e distribuição de calcário. É o município que auxilia o agricultor com assistência técnica e mecanização da área plantada. “A diversificação da agricultura, que é uma realidade no município, tem gerado uma grande demanda de atividades voltadas ao uso da patrulha mecanizada para realização de melhorias nas propriedades rurais. Nós estamos felizes em apoiar o pequeno agricultor com a produção familiar. O nosso objetivo é fazer com que haja produção na comunidade, geração de emprego e renda”, destacou o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa. 

Fonte: Portal Santarém e Luan Rodrigues/Semap/PMS 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil