Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 13:13
16/10/2019 as 13:43 | Por Da Redação |
Primeira licença ambiental online é emitida pela Semma de Santarém
Licenciamento pode ser feito tanto por pessoa física quanto por jurídica
Fotografo: Reprodução
Sistema Web de Licenciamento Ambiental permite que todo processo seja via internet

Já está disponível a um empreendedor do ramo da construção civil, a primeira Licença de Instalação (LI) emitida pelo Sistema Web de Licenciamento Ambiental. O documento autoriza a instalação de um prédio no bairro Diamantino. Lançada em agosto desse ano, a nova plataforma foi implantada pela Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

“É mais um avanço na gestão ambiental do município de Santarém. Antes, todo o processo era manual. O empreendedor precisava vir à Semma. Agora, pode fazer todo o procedimento de onde estiver, de forma online”, ressalta a secretária Meio Ambiente, Vânia Portela.

O Sistema Web permite que todo o processo de solicitação, acompanhamento e emissão seja via internet. O empreendedor pode acessar o portal da Prefeitura de Santarém, clicar no banner "Licenciamento Ambiental", cadastrar um login e dar a entrada.

As atividades que precisam da emissão da Dispensa de Licenciamento Ambiental (DLA) estão estabelecidos pela Resolução nº 002 do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), de 29 de maio de 2018.

O Licenciamento pode ser feito tanto por pessoa física quanto por jurídica. É por meio deste procedimento que o empreendedor se regulamenta e os governos acompanham o desenvolvimento das atividades.

Se o negócio estiver localizado em área rural, o proprietário poderá solicitar a Licença de Atividade Rural (LAR), sendo importante que o empreendedor rural já tenha tirado o Cadastro Ambiental Rural (CAR), expedido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

O CAR pode ser conseguido de forma gratuita junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Sindicato Rural dos Trabalhadores e Trabalhadores de Santarém (STTR) e pela Semma.

A todos os empreendimentos de grande porte é necessário alcançar três tipos de licenças: Licença de Instalação (LI), Licença de Prévia (LP) e finalmente a Licença de Operação (LO).

Já as atividades ligadas ao ramo da mineração, possuem a chamada Licença Específica (LE).

Quem possui o Licenciamento Ambiental tem facilidade na obtenção de créditos e financiamentos junto a bancos, melhoria do desempenho ambiental e o empreendimento tem o produto com maior credibilidade no mercado.

Fonte: Portal Santarém e Agência Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil