Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 10:10
31/10/2019 as 07:36 | Por Da Redação |
Presos de Altamira serão transferidos para nova penitenciária em Vitória do Xingu
Complexo penitenciário será inaugurado na segunda-feira, 4
Fotografo: Reprodução
Nova prisão faz parte de um convênio firmado pela Norte Energia com o estado do Pará

Após cerca seis anos de construção, o Complexo Penitenciário de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, será inaugurado na próxima segunda-feira, 4. O novo presídio vai abrigar os detentos Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRALT), onde em julho deste ano houve uma rebelião que acabou em 62 presos assassinados em briga de facções do crime organizado.

O Complexo Penitenciário terá  612 vagas e ficará no município de Vitória do Xingu, próximo a Altamira. Serão três unidades: uma voltada para o regime semi-aberto (201 vagas); a segunda direcionada apenas para mulheres (105 vagas); e o masculino (306 vagas). A nova prisão faz parte de um convênio firmado pela Norte Energia com o estado do Pará, no valor total de R$ 125 milhões, custeado pela empresa.

Os presos que estão no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRALT) serão transferidos para o novo complexo.

O novo complexo terá agentes penitenciários concursados e treinados por agentes federais da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), que atua do Estado desde julho de 2019. 

O contrato para construção foi assinado com a empresa Arteplan em setembro de 2013, mas devido atrasos causados pela construtora, só foi iniciada no segundo semestre de 2014. Em 25 de julho de 2016, a empresa abandonou o canteiro de obras, paralisando todos os serviços. Na época, a ala feminina estava com 80% dos trabalhos concluídos; a masculina, com 65%, e a unidade do semi-aberto com 46%. As obras de urbanização tinham apenas 5% dos serviços realizados. Em 5 de novembro de 2018, a Norte Energia assinou um termo de encerramento e destinou R$ 15 milhões para a finalização do complexo.

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) informou por meio de nota que a transferência dos internos ocorrerá ainda no mês de novembro, após a inauguração, marcada para segunda-feira,  4. Serão transferidos todos os 165 internos custodiados no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRALT).

Fonte: A Voz do Xingu

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil