Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 08:46
10/12/2020 as 15:41 | Por Redação |
Presépios natalinos produzidos em argila com detalhes da cerâmica Tapajônica
Projeto tem apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc)
Fotografo: Alciane Ayres-Ascom Semc
Elves Costa apresenta a matéria-prima sem impurezas e pronta para início das etapas de produção das peças

Na tarde da última quarta-feira (09), 10 participantes iniciaram a Oficina de cerâmica 'Presépios Natalinos' do Projeto Réplicas Tapajônicas nas dependências do Centro Cultural João Fona (Semc). Os participantes foram desafiados pelo mestre no Saber Popular, Elves Costa, a produzir peças do tradicional cenário do nascimento de Jesus Cristo, mas com moldagem e modelagem da cerâmica Tapajônica. Na atividade estão artesãos e pessoas com conhecimento básico teórico na arte ceramista. O projeto tem apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

A arqueóloga Clara Costa que conhece a história e produção da cerâmica Tapajônica participou da atividade pela possibilidade de manusear a matéria-prima e ser desafiada na proposta da oficina. "Eu tenho conhecimento teórico sobre a cerâmica na arqueologia de Santarém, mas não tive esse contato em produzir especificamente as estatuetas, é algo novo, desafiador e principalmente porque as peças Tapajônicas são muito bem elaboradas, são únicas, só existem nessa região. É de grande importância o aprendizado nessa técnica principalmente para nós que moramos aqui, inclusive nessa proposta de presépio natalino", disse Clara. 

"A matéria-prima a argila (barro) utilizada vem bruta da fonte, essa é das margens dos rios Amazonas. E fazemos a limpeza, retiramos as impurezas como pedrinhas, resíduos de folhagens, capim e entre outras. Caso esteja seca, o barro é amassado, já macia e na temperatura ideal, inicia-se a modelagem das peças, e processo de moldar, colagem com próprio barro e ocagem (deixar oco). E as características regionais, são o uso da argila, a base semi-lunar, o formato das peças Tapajônicas e os animais amazônicos e panelas bastante utilizados nas produções da cerâmica de Santarém, cultura Tapajônica", explicou o Mestre na arte do saber popular Elves Costa.

A Chefe de Seção de Atendimento ao Turista do CCJF Patrícia Chaves destaca que o governo municipal é parceiro do Projeto Réplicas Tapajônicas por incentivar a propagação do conhecimento da cerâmica Tapajônica e oportuniza renda. "Sempre que abrimos para oficinas de cerâmica, logo a turma é preenchida, a troca de conhecimento é mútua entre os participantes seja experiente ou de conhecimento básico. E ainda oportuniza renda, quando exposta, o público visitante ou turista tem o interesse pela compra do que é produzido nas oficinas".

A atividade encerra na sexta-feira (11), e as peças produzidas passarão pelo processo de secagem e queimação. E quando concluídos os processos serão expostos no Centro Cultural João Fona. Cada participante produzirá 01 presépio com 06 peças.  

Por: Alciane Ayres/Ascom Semc

Fonte: Portal Santarém

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil