Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 01:13
28/08/2020 as 08:28 | Por Redação |
Premiê japonês renunciará ao cargo por problema de saúde
Anúncio foi feito nesta sexta-feira (28), mas premiê continuará exercendo suas atividades até que o seu substituto assume seu cargo
Fotografo: Reprodução
Shinzo Abe recentemente havia sofrido de colite ulcerosa crônica, uma doença inflamatória intestinal não curável

Nesta sexta-feira, 28, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, comunicou que deixará o cargo por motivos de saúde. No entanto, o premiê continuará exercendo suas atividades até que o seu substituto assume seu cargo.

Aos 65 anos, Abe disse que recentemente havia sofrido de colite ulcerosa crônica, uma doença inflamatória intestinal não curável, que o forçou a renunciar em seu primeiro mandato (2006-2007).

"Minhas condições de saúde não são perfeitas. Problemas de saúde podem levar a decisões políticas erradas. Decidi renunciar ao cargo de primeiro-ministro", disse Abe em entrevista coletiva em Tóquio.

Emocionado, o premiê afirmou que está "profundamente triste" por deixar o posto um ano antes da data prevista, que seria de setembro de 2021, e em plena crise do novo coronavírus.

“É angustiante ter que deixar meu emprego antes de realizar meus objetivos”, disse Abe, mencionando seu fracasso em resolver a questão dos japoneses sequestrados anos atrás pela Coreia do Norte e uma disputa territorial com a Rússia.

O Japão é um país que já foi marcado por rápidas passagens de seus primeiros-ministros, a sua partida marca o fim de uma era incomum. Premiê pela segunda vez em 2012, Abe se tornou o chefe de governo japonês a ocupar o cargo por mais tempo em termos de dias consecutivos de mandato.

Fonte: O Globo

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil