Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 12:37
15/11/2019 as 18:42 | Por Da Redação |
Prefeitura e Incra firmam parceria para dinamizar agricultura familiar na Várzea
Município sempre apoia o produtor rural, prestando assistência técnica de forma participativa
Fotografo: Reprodução
Prefeito Nélio Aguiar e superintendente do Incra, Gustavo Hamoy, na assinatura do documento

Prefeitura de Santarém e a Superintendência Regional do Incra no Oeste do Pará firmaram termo de cooperação técnica para desenvolver ações conjuntas voltadas aos trabalhos de assistência técnica e elaboração de projetos, visando a liberação de créditos para famílias, além de dinamizar a agricultura familiar na região do Aritapera e Urucurituba, ambas na Várzea. O documento foi assinado na quinta-feira (14), pelo prefeito Nélio Aguiar e o superintendente do Incra, Gustavo Hamoy.

O termo de cooperação estabelece parcerias para a realização de atividades de atualização cadastral, verificação de permanência de famílias beneficiárias e realização de ações destinadas à concessão e operacionalização dos créditos de instalação, nas diversas modalidades do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), nos projetos de assentamentos do município de Santarém.

Para o superintendente regional do Incra no Oeste do Pará, Gustavo Hamoy, o documento será importante, também, no que se refere as ações de preservação ambiental. "Iremos desenvolver atividades que visam o aumento da produtividade agrícola familiar de forma sustentável. As famílias assentadas também receberam orientação em relação aos créditos de instalação do PNRA", informou Hamoy.

O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, reiterou que o município tem se empenhado em apoiar o produtor rural, prestando assistência técnica de forma participativa. "O município continua investindo e apoiando o trabalhador rural para garantir que ele tenha condições de gerar renda, ter qualidade de vida e promover a segurança alimentar. A Semap dispõe do Núcleo de Incentivo à Produção Familiar, que apoia as iniciativas que visem ao desenvolvimento rural com base no fortalecimento da agricultura familiar, de forma participativa, além de executar ações de assistência técnica, capacitação e extensão rural no município".

Nélio Aguiar explicou que a assinatura deste termo representa muito para os assentados beneficiados, pois possibilitará a aprovação de projetos e, também, liberação de recursos."Incentivando, desta forma, a agricultura familiar na região. Com isso, a economia do município será beneficiada. Enquanto gestor municipal nos sentimos felizes em oferecer assistência técnica aos pequenos agricultores, aqueles que contribuem para que o alimento que consumimos chegue à mesa do santareno que mora na cidade", destacou o prefeito. Com informações e foto da Agência Santarém.

Fonte: Portal Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil