Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 06:08
20/07/2020 as 15:41 | Por Redação |
Prefeitura de Juruti oferta protocolo intensificado cardiopulmonar a pessoas recuperadas da Covid-19
Juruti é o primeiro município do Estado do Pará a ofertar, gratuitamente, esse protocolo
Fotografo: Reprodução
Espaço foi instalado no Unidade de Saúde Maracanã, que se tornou Centro de Referência para a doença

Juruti é o primeiro município do Estado do Pará a ofertar, gratuitamente, o protocolo intensificado cardiopumonar para os pacientes acometidos com o novo Coronavirus. O espaço foi instalado no Unidade de Saúde Maracanã, que se tornou Centro de Referência para a doença.

Esse protocolo Pós-covid é realizado por meio da fisioterapia cardiopumonar diferenciada com uso do aparelho "Bipap", que faz a reespansão pulmonar e ajuda na reestruturação, reeducação possível para o sistema respiratório.

"Os exercícios são realizados por meio desse aparelho que vai alavancar a capacitação e a melhora dos nossos pacientes. Sobre os pacientes covisados, entendemos que tem as sequelas, mesmo que sejam mínimas, e a partir desse momento que temos que trabalhar esse Pós-covid de forma diferenciada, pois, o pulmão foi o órgão mais comprometido e é preciso reeducar e reestruturar", descreveu, Thayane Brandão- Fisioterapeuta.

A dona de casa, Elvira Albuquerque de Lima, 62 anos, que está realizando as sessões de fisioterapia, explica essa experiência. “Passei nove dias internada no Hospital Municipal, mas antes, eu já tinha ido ao posto, recebi a medicação e estava me cuidando em casa, mas no dia 21 de junho amanheci ruim. No hospital fui bem atendida por todos e aqui em nome do Dr. Márcio fica meu respeito a ele e toda equipe pelo excelente atendimento, pois, no dia 30 de junho tive alta, e agora estou fazendo os exercícios com a fisioterapeuta e estou evoluindo. Eu só tenho agradecer a eles, e principalmente a Deus que me deu uma nova vida".

"Eu senti os sintomas característicos, tive dores no corpo, fraqueza, falta de ar, e então, procurei a orientação médica. Fiz os exames e foi constatado a covid-19, logo foi prescrita a medicação conforme o protocolo do município, e com 15 dias estava sem os sintomas, e para finalizar o tratamento estamos passando pela avaliação pulmonar, e hoje estou realizando minha primeira sessão de fisioterapia, e graças a Deus está caminhando tudo muito bem", disse, Franklin Pará, 49 anos.

"É um serviço que está sendo ampliado, agora para os pacientes que não estiveram internados, mas tiveram sequelas, que não é so a cardiorrespiratória, mas que apresentaram problemas de força muscular diminuída, equilíbrio fica prejudicado, e estamos tendo resultados maravilhosos e orientamos que eles continuem fazendo os exércicios em casa", disse Bianca Corrêa- Fisioterapeuta.

Thayane Brandão, fisioterapeuta, concluiu dizendo que o programa é eficaz ao município, e como um todo ajuda a diminuir a letalidade entre outros, melhorando a qualidade de vida dos pacientes para que eles possam saber lidar e trabalhar esse momento de fragilidade que tiveram. “Para nós profissionais é motivo de alegria saber que muitos conseguiram retornar pra casa. Mas infelizmente tivemos perdas, pelo fato de que nem todo organismo é igual. E aqui fica nossa felicidade por saber que tem esses pacientes que nós vamos conseguir reabilitar".

Reportagem: Aline Santana

Fonte: Portal Santarém e Ascom/PMJ

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil