Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 02:03
01/03/2021 as 13:19 | Por Redação |
Prefeitura de Aveiro cria plano estratégico para controlar impactos da pandemia
Nos primeiros meses de 2021, a gestão pública no município voltou a tomar medidas urgentes de enfrentamento à pandemia
Fotografo: Reprodução
Município de Aveiro é um dos mais distantes da capital paraense

Com população estimada em pouco mais de dezesseis mil habitantes, o município de Aveiro é um dos mais distantes da capital paraense. A sede do município fica praticamente isolada no médio Tapajós, mas a área territorial faz limites até com o estado do Amazonas. 

Prefeito Vilson Gonçalves

Segundo informou o prefeito Vilson Gonçalves (MDB), a partir da pandemia, o isolamento ameaçou mais ainda o modo de vida em Aveiro, forçando o governo municipal a tomar medidas emergenciais para controlar a propagação do vírus. Em julho do ano passado, Aveiro ficou entre os quatro municípios paraenses com os maiores índices de isolamento social, com 57,8%.  

Nos primeiros meses de 2021, a gestão pública no município voltou a tomar medidas urgentes de enfrentamento à pandemia, e, apesar de ser vizinho a Belterra, e Santarém, Aveiro não precisou entrar em bloqueio, e conseguiu manter a pandemia em nível de estabilidade. 
Mas não foi fácil chegar a esse nível. A Prefeitura teve que ampliar o quadro operacional na linha de frente do plano de prevenção ao Coronavírus. Uma outra equipe foi montada para fazer o controle de flutuação de pessoas, entre os municípios vizinhos, as comunidades vizinhas, distritos e a sede de Aveiro. 

Boletim Epidemiológico atualizado em 28 de Fevereiro

Em Aveiro, os números apontados no boletim epidemiológico são aceitáveis em confronto ao que se registra em outros municípios do Sudoeste Paraense. O último informativo da Secretaria de Saúde aponta: 561 casos confirmados; 562 descartados; 41 monitorados; 504 recuperados; 12 óbitos por Covid-19. 
Mesmo diante de todos os desafios em decorrência da pandemia, o município prossegue com um plano de ação bastante avançado, com obras e serviços realizados em todas as áreas da gestão, principalmente na saúde e na infraestrutura. O Hospital Municipal já está em fase de conclusão, faltando pequenos detalhes para ser entregue à população. A vila de Brasília Legal foi contemplada com a aprovação do projeto de construção do Terminal Hidroviário e mais de mil metros de pavimentação asfáltica, bem como o distrito de Fordlândia. A sede do município foi contemplada com mais de 3 mil metros de asfaltamento, beneficiando famílias de vários pontos na zona central. “Nós nos preocupamos com a pandemia, naturalmente. Mas também precisamos dar atenção em outras áreas. A saúde é essencial para mantermos nossa população protegida. E também contamos com o apoio de parlamentares que representam a região e sempre foram muito atenciosos com o município de Aveiro”, resume o prefeito Vilson Gonçalves. 

Fonte: Portal Santarém e Portal Mauro Torres, coinformações da Assessoria de Comunicação/PMA

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil