Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 17:12
12/03/2020 as 08:43 | Por Da Redação |
Prefeitura avança para concluir maior obra de esgotamento sanitário de Santarém
Investimentos resultam em saúde, qualidade de vida e desenvolvimento para a população
Fotografo: Mauro Nayan
Equipes concentram trabalhos na Estação Elevatória, na Travessa Assis de Vasconcelos

Investir em saneamento básico é converter os resultados em saúde e qualidade de vida para a população. Em Santarém, as obras de tratamento de esgoto avançam, fruto da forte atuação da Prefeitura que por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) efetua o maior e mais eficaz projeto de esgotamento sanitário do município. Um investimento de R$ 32.225.190,13.

Projetado para ser implantado em bairros centrais da cidade com destinação de esgoto à cinco grandes bairros para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada no bairro Mapiri, o tratamento de esgoto trabalha em quatro grandes eixos já concluídos e em fase de conclusão.

Constam ainda a construção de 225 metros de orla, incluindo sistema de drenagem e urbanização.

A obra contempla os bairros da Aldeia, Santa Clara, Aparecida, Santíssimo e Centro, fazendo parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, executado em virtude de iniciativa do prefeito Nélio Aguiar que deu continuidade ao projeto inicial em março de 2018, por entender a importância e necessidade para a melhoria do saneamento básico de Santarém.

O projeto é coordenado pela Seminfra, através do contrato nº 350.963-47, sob a responsabilidade da empresa Carmona Cabrera.

“Esta é uma obra de grande importância para o desenvolvimento do nosso município. É um grande passo para melhorar o saneamento básico, pois com ela teremos a diminuição considerável de esgoto sendo jogado diretamente nos rios e igarapés, sem qualquer tratamento. Representa melhoria para a saúde da nossa população e também para o nosso meio ambiente, beneficiando cerca de 25 mil pessoas”, destaca o titular da Seminfra, Daniel Simões.

Ainda de acordo com o gestor de Infraestrutura todos os atuais projetos de asfaltamento de vias contemplam a drenagem urbana, peça fundamental quando se fala em saneamento básico, que de forma concisa é um conjunto de serviços que contemplam a distribuição de água potável, a coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos.

Como exemplo de obras onde esta medida está sendo aplicada pela Prefeitura, há as da Avenida Dom Frederico Costa (Prainha/Área Verde/Jutaí), da Gonçalves Dias (Santana) e da Campos Sales (Mapiri/Liberdade), como preparo para a pavimentação.

O prefeito Nélio Aguiar afirma que as obras são históricas e elevarão Santarém no ranking de saneamento e ressalta que tratar esgoto significa investir em saúde e qualidade de vida. “Essa obra vai transformar nosso município e consequentemente a vida de todos os moradores ao trazer mais qualidade de vida. Nossa cidade deu um salto em desenvolvimento e o saneamento básico tem que acompanhar a evolução. Nosso governo investe e reverte em saúde para as pessoas, além de melhorar a infraestrutura da cidade e alavancar o turismo”, destaca.

A obra encontra-se em fase de conclusão. Das 4.226 ligações, faltam apenas 10 para totalizar o serviço, com as ligações na área central da cidade até a Estação Elevatória, na Travessa Assis de Vasconcelos e depois até a ETE Mapiri. Além das ligações de esgoto, a empresa vem trabalhando também na conclusão das obras da estação elevatória, localizada na Travessa Assis de Vasconcelos. A previsão é que o trabalho no Belo Centro esteja concluído até o final do mês de março. Após isso, a Seminfra deve iniciar toda a limpeza e recuperação asfáltica e de calçamento do local. Com informações e foto da Agência Santarém.

Fonte: Portal Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil