Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 06:44
14/04/2021 as 08:34 | Por Redação |
Prefeito de Santarém solicita ao Ministério da Saúde medicamentos do ‘kit intubação’
A possível falta do kit pode acontecer em todo o país
Fotografo: Reprodução
Nélio Aguiar enviou expediente ao Ministério da Saúde solicitando 106 mil ampolas de medicamentos

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, enviou expediente ao Ministério da Saúde, na pessoa do ministro Marcelo Queiroga, solicitando 106 mil ampolas de medicamentos que compõe o chamado ‘kit intubação’, termo é usado para definir um conjunto de medicamentos de analgesia, sedação, bloqueio neuromuscular, dentre outros medicamentos. 

“Solicitamos com máxima urgência que o Ministério da Saúde envie para o município de Santarém esses medicamentos. Estamos atravessando um delicado momento em decorrência da pandemia do novo coronavírus que é a falta de medicamentos necessários à manutenção do estoque nas Unidades de Saúde, notadamente as medicações que integram o chamado ‘kit intubação’”, diz o documento assinado pelo chefe do Poder Executivo Municipal. 

Os fármacos são fundamentais para pacientes que precisam passar pelo procedimento de intubação quando é necessário que o doente em estado grave pela covid-19 utilize o respirador como recurso para que haja a desinflamação dos pulmões. 

A possível falta do kit pode acontecer em todo o país. “Considerando o aumento expressivo no consumo de determinados medicamentos ficamos ainda mais preocupados, visto que o impacto da alta demanda versus a capacidade de produção da indústria farmacêutica tem gerado falta de medicamentos no mercado nacional, não só com o ‘kit intubação’, mas outros medicamentos também importantes para o funcionamento das Unidades Hospitalares”, segue o documento. 

De acordo com o documento de solicitação, as “Unidades Hospitalares que prestam esse tipo de atendimento em Santarém, em especial aquelas que realizam assistência de alta complexidade, estão em estado de alerta para oferta de medicamentos destinados a intubação dos pacientes com coronavírus, vez que o estoque atingiu seu limite crítico vindo a comprometer o atendimento aos pacientes, pois não há no mercado disponibilidade para o cenário nacional”. 

Fonte: Portal Santarém e Alailson Muniz/PMS 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil