Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 14:51
22/03/2021 as 13:27 | Por Redação |
Policlínica itinerante no primeiro dia realizou 258 atendimentos, em Rurópolis
Policlínica itinerante chegou n município de Rurópolis no sábado, dia 20
Fotografo: Reprodução
Secretário de Governo, Henderson Pinto; Secretária Fernanda Cardoso e profissionais da saúde

Desde o dia 14 de maio de 2020, o Pará deu início a um novo método de enfrentamento do novo Coronavírus: o atendimento em uma POLICLÍNICA ITINERANTE, que foi projetado para alcançar a população de vários municípios do Estado, com consultas ambulatoriais em uma espécie de clínica móvel. A perspectiva é de que, com a ação, a demanda dos hospitais públicos e particulares de Belém e dos municípios, diminua. Nos últimos dias, a capital paraense e os municípios, estão passando por problemas, haja vista, o aumento de pessoas diagnosticadas com o vírus denominado Covid-19. São registradas filas quilométricas nas unidades de saúde. Prontos-socorros já fecharam as portas para atendimento por causa da falta de médicos. 

A equipe da Policlínica Itinerante é formada por 40 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos. Um médico fica encarregado da triagem. A estrutura montada é formada por cinco consultórios, sendo quatro montados sobre uma carreta e o quinto, em uma van. Uma ambulância também fica disponível no local. 

POLICLINICA ITINERANTE chegou no município de Rurópolis, no Pará, no sábado (20), e já realizou atendimento no domingo (21) e nesta segunda-feira  (22) ainda estão atendendo. O período de atendimento está sendo de 08h00min às 13h00min. 

De acordo com as informações da Coordenadora de Vigilância em Saúde e do COE, senhora Eliciane Montanher, a Policlínica Itinerante é uma parceria com o Governo do Estado do Pará, que visa para atendimento de pacientes leves e moderados de COVID. Dessa forma, contribui para diagnóstico precoce e quebra da cadeia de transmissão por meio do Isolamento domiciliar. Os pacientes que foram atendidos nesta ação, permanecerão em monitoramento da equipe do Disk Vigilância e receberão todos os cuidados necessários até sua cura. 

Balanço do 1° dia de atendimento: 

* 20 pessoas coletaram amostra para  RT PCR (Resultado somente após 5 dias). 

* 70 pessoas realizaram teste rápido para anticorpo e desses,  25 deram positivos (detecção 35,71%) 

* 84 pessoas foram consultadas. 

* 84 pessoas receberam assistência farmacêutica 

 No total, foram 258 atendimentos realizados. 

Fonte: Portal Santarém e Blog Sem Polêmica 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil