Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 20:12
15/06/2020 as 08:47 | Por Redação |
Pessoas com sintomas gripais serão atendidas na Escola Madre Imaculada
Escola será a nova Unidade Descentralizada para esse tipo de atendimento
Fotografo: Reprodução
Atendimentos serão realizados a partir de terça-feira, dia 16

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que a escola Madre Imaculada, na Prainha, irá ser a nova Unidade Descentralizada para atendimentos de pessoas com sintomas gripais em substituição a escola Padre Manoel Albuquerque.

A partir desta terça-feira, 16, os trabalhos serão remanejados para a Madre Imaculada, cujo endereço é avenida Presidente Vargas, 245, bairro Prainha.

As Unidades da Ubaldo Correa, Santarenzinho, e da Princesa Isabel, Nova República, não funcionam mais a partir desta segunda-feira, 15.

CENTRO DO ARITAPERA E IGARAPÉ DO COSTA RECEBERAM AÇÕES DE SAÚDE DA PREFEITURA CONTRA A COVID-19

A Ação Itinerante de Saúde contra a covid-19 da Prefeitura de Santarém, realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), finalizou seus atendimentos no domingo, 14, em quatro comunidades da região de várzea: Piracãera de Cima, Boca de Cima do Aritapera, Centro do Aritapera e Igarapé do Costa. O prefeito Nélio Aguiar e a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, acompanharam hoje os atendimentos na comunidade de Centro do Aritapera e Igarapé do Costa. Os vereadores Jandeilson Pereira e Alysson Pontes também estiveram presentes acompanhando os trabalhos.

Marcelo da Rocha Corrêa, de 42 anos, esteve na escola municipal Santíssima Trindade da comunidade de Centro do Aritapera que serviu de base para os atendimentos. Usando máscara de proteção fácil e portando álcool em gel, Marcelo levou a esposa e os três filhos para serem atendidos.

“Estávamos sentindo os sintomas e estamos há 30 dias isolados. Essa ação itinerante chegou em boa hora. Só temos a agradecer. É uma ideia que ajuda bastante os ribeirinhos que têm enorme dificuldade em sair para ir até Santarém. Fomos examinados, fizemos o teste rápido e recebemos medicamentos. Tudo rápido e com muita eficiência”, diz Marcelo.

No Centro do Aritapera, uma equipe multiprofissional coordenada por quatro médicos atendeu 50 pessoas com sintomas gripais, realizou 31 notificações de suspeita de covid-19, realizou 32 testes rápidos (14 positivos) e dispensou 971 medicações.

“É uma ação que está dando resultado positivo. Uma forte arma contra o avanço da covid-19. Outras comunidades ribeirinhas vão receber a nossa equipe da Ação Itinerante”, disse Dayane Lima.

Ontem, 70 pessoas foram atendidas nas comunidades de Piracãoera de Cima e Boca de Cima do Aritapera. O trabalho de prevenção evita a ocupação de leitos hospitalares e salva vidas. A oferta de serviços durante a ação seguiu o mesmo padrão do que já é feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), referência em atendimento de pessoas com covid-19. Os pacientes passaram por triagem, consulta com médico até a entrega de kits com medicamentos, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

O prefeito Nélio Aguiar informou que os trabalhos não param e dezenas de comunidades receberão as ações da equipe itinerante da Semsa. “Sabemos da dificuldade imposta pelo vírus e por nossa condição de cidade amazônica, mas não estamos medindo esforços no sentido de cuidar de toda a nossa população. Vamos manter nossas trincheiras e com a ajuda de todos vamos vencer esse inimigo invisível”, disse Nélio Aguiar.

Fonte: Portal Santarém e Agência Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil