Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 21:59
20/09/2021 as 10:14 | Por Redação |
Pesquisadores da Ufopa participam de seminário on-line sobre capacidades governativas municipais
Seminário acontece nesta segunda-feira, dia 20 de setembro, segunda-feira, das 14h às 16h30
Fotografo: Reprodução
Evento será coordenado pelo Prof. Dr. Márcio Benassuly, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa

A pesquisa "Diagnóstico de gestão territorial dos municípios lindeiros à BR-163/PA", sob a coordenação geral do Prof. Dr. Márcio Benassuly, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), será apresentada no evento "Capacidades governativas de municípios brasileiros em diferentes contextos e escalas regionais", promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que ocorrerá nesta segunda-feira, dia 20 de setembro, segunda-feira, das 14h às 16h30. 

"O evento visa divulgar os projetos de pesquisa sobre o fortalecimento das capacidades governativas dos entes subnacionais desenvolvidos por universidades de diferentes regiões brasileiras, como Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do Cariri (UFCA) – região Nordeste; Ufopa – região Norte; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – região Sudeste; e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – região Sul", informou o Prof. Benassuly. 

O seminário será transmitido por meio dos canais institucionais das universidades através do link https://www.youtube.com/watch?v=EdKJZjGditA. "Entre os objetivos do evento estão: o estímulo de parcerias institucionais que colaborem na disseminação de conteúdo técnico e acadêmico sobre as capacidades governativas dos entes subnacionais; a promoção de troca de conhecimentos sobre os diferentes contextos e escalas regionais das pesquisas; e o apoio institucional na divulgação dos instrumentos da Portaria n° 2.652, de 11 de novembro de 2019, que estabelece o Programa de Fortalecimento das Capacidades Governativas dos entes subnacionais no âmbito do MDR", concluiu Benassuly. 

Sobre o objetivo do evento na descrição do canal no YouTube: "Discutir o papel das universidades para o desenvolvimento das regiões e fomentar as colaborações institucionais da parceria da rede de universidades para as capacidades governativas, assim como o aprimoramento das políticas públicas de desenvolvimento regional". 

Confira a programação do evento: 

  • 14h: Abertura 

  • 14h20: Capacidades governativas de municípios do Rio Grande do Norte com até 50 mil habitantes (UFRN); 

  • 14h40: Diagnóstico da governança interfederativa nos municípios da Região Metropolitana do Cariri (UFCA); 

  • 15h: Diagnóstico de gestão territorial dos municípios lindeiros à BR-163/PA (Ufopa); 

  • 15h20: Fortalecimento de capacidades governativas em municípios do Médio e Baixo Jequitinhonha e do Vale do Mucuri – MG (UFVJM); 

  • 15h40: Diagnóstico das oportunidades e dos desafios para os municípios da Bacia Hidrográfica Mirim São Gonçalo na Faixa de Fronteira (UFPel); 

  • 16h: Debates e questões; 

  • 16h30: Encerramento. 

Com informações da Ascom/Ufopa 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil