Fotografo: Reprodução
...
Estudos científicos alertam que Manaus está sobre uma das maiores reservas de gás do país

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas, em parceria com a Universidade de Córdoba, na Argentina, e com Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, fizeram um alerta para o risco de ter um terremoto em Manaus causado pela exploração de gás natural. O artigo foi publicado na quinta-feira (13), na revista Earthquake Spectra.

De acordo com o Sistema Globo, os cientistas investigaram os impactos que a exploração de gás pode trazer a regiões que não possuem registro recorrente de terremotos ou outros tipos de abalo sísmico. A partir da análise, eles mediram o risco de terremotos induzidos por essa atividade, isso porque Manaus está sobre uma das maiores reservas de gás do país.

O pesquisador Luiz Vieira, da Unicamp, em entrevista ao site, fez um alerta: “O Ministério de Minas e Energia tem interesse em incentivar essa extração, mas vale lembrar que outros países tem relatado vários problemas”. Além disso, o estudo aponta que a atividade de extração deve ser evitado em zonas próximas a áreas urbanas com construções vulneráveis como Manaus. Ainda de acordo com a publicação, o instrumento de mensuração do risco de terremotos feito pelos pesquisadores pode ser aplicado a outras regiões que ainda não têm registro desses eventos.

Fonte: Portal do Holanda