Fotografo: Reprodução
...
Mesmo com agendamento feito pelo site do INSS, nennhum médico compareceu no órgão para trabalhar

Desde a manhã de segunda-feira, 21, dezenas de pessoas, em busca de atendimento, retornaram da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Santarém, oeste do Pará. 
Segundo os usuários, mesmo com a perícia sendo agendada pelo site do INSS, nenhum médico compareceu ao prédio do órgão, para realizar o trabalho. 
Em edital publicado no Diário Oficial da União, na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), determinou o retorno imediato ao trabalho de médicos peritos de agências do INSS, no dia 17 de setembro último.
A convocação vale para os profissionais lotados nas 150 agências que, segundo o governo, já passaram por vistoria e estão liberadas para o trabalho presencial. A lista de agências foi publicada junto com a convocação. “À medida que novas Agências da Previdência Social forem inspecionadas e consideradas adequadas para a prestação do atendimento presencial pela Perícia Médica Federal, novos editais de convocação serão publicados com a atualização da relação”, diz o texto publicado no Diário Oficial.
Mas os peritos dizem que não vão voltar ao trabalho porque não há condições sanitárias adequadas.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho diz que realizou inspeções e atestou que 111 das 169 agências com serviço de perícia estão em condições de atender o público com segurança sanitária.
Em Santarém, um funcionário da agência local informou que os médicos vão retornar ao trabalho, na semana que vem, e que os agendamentos das perícias devem ser feitos no site do INSS.
NOTA OFICIAL - POSICIONAMENTO DO INSS-PA SOBRE RETORNO DA PERÍCIA MÉDICA
Tendo em vista a matéria publicada hoje (22) no Portal Santarém, sobre o retorno dos peritos médicos na agência de Santarém, solicitamos a publicação da nota abaixo com as informações oficiais sobre a preparação para o retorno da perícia médica, com o intuito de esclarecer a população em relação aos atendimentos do serviço.
No Pará, o INSS está se preparando para a inspeção nas 15 agências que retomaram as atividades presenciais na segunda-feira (14). As datas e locais de realização das inspeções serão oportunamente divulgados. Comprovando-se a adequação dos consultórios, a perícia retomará o atendimento nessas unidades.
Cenário Nacional: A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social informam que, nesta terça-feira (22), 202 peritos médicos federais compareceram aos seus postos de trabalho nas agências da Previdência e realizaram, até às 9h45 da manhã, 1.071 perícias presenciais. Esses atendimentos ocorreram em 86 agências com Perícia Médica, das 148 que já estavam com a agenda para hoje. A partir de amanhã (23/09), 201 agências terão perícias agendadas. O total, portanto, de agências aptas é 201. Há 486 peritos que deveriam ter retornado ao trabalho nesta terça-feira.
A Secretaria informa, também, que não possui esses dados regionais, no momento 
Atenciosamente,
Seção de Comunicação Social/INSS-PA 
Por: Manoel Cardoso 
Fonte: Portal Santarém